A febre do frango frito!

Como eu provavelmente já falei aqui antes, Hong Kong é uma cidade que está sempre mudando: edifícios mais antigos e tradicionais são demolidos sem dó nem piedade para dar lugar a prédios modernos com muitos andares e aparamento super compactos (leia-se: pequenos). É uma lógica simples: quanto mais você aproveitar o espaço, seja vertical ou horizontal, maior será o número de inquilinos que te pagarão aluguel. 

Sendo assim, é super normal ver andaimes de construção pra todo lado, construindo ou reformando cada canto da cidade. De repente, a loja da esquina já não existe mais; ou o restaurante das noites de domingo foi subitamente substituído por uma loja de relógios caros (porque rolex com mostarda é uma delícia, hehehe).

Enfim, antes que eu desvie do assunto original... o pedacinho do bairro onde eu moro é famoso por sua grande oferta de restaurantes e supermercados coreanos. Para falar a verdade, eu acho que a comida coreana não muda muito de um restaurante para outro, mas um dos pratos mais populares era o churrasco coreano, ou korean barbecue, onde cada mesa tem uma espécie de grelha, e você pode pedir diferentes tipos de carne, porco ou frango e 'assar' sua própria comida. É bem gostoso, embora não se compare ao churrasco ogro que tanto apreciamos no Brasil.

Pois bem. Se você ainda está prestando atenção, deve ter percebido que eu disse que o churrasco coreano era um dos pratos mais populares originados da terra das cirurgias plásticas e do gangnam style. Mas nos últimos meses, uma nove febre culinária vem tomando conta dos estômagos e corações dos jovens hongkoneses que a-do-ram uma novidade: o bom e velho frango frito!

1 frango frito = 5 horas de academia haha
Há uns dois meses abriram um restaurante coreano numa esquina perto da minha casa , especializado em frango frito. Até aí tudo bem, a área normalmente tem vários turistas, outros restaurantes por perto e tal.  Eu até jantei lá um dia, o frango é bom, bem temperado e você pode pedir o frango sem ossos (a melhor vantagem na minha opinião, haha)! Algumas semanas depois, abriram outro restaurante no final da rua, e logo depois, abriram outro coreano de frango frito umas quadras mais pra frente!

A galera esperando na fila...

E não só isso, mas depois de um tempo, todos esses restaurantes passaram a ter filas quilométricas de gente esperando uma mesa para comer o tão sonhado frango frito coreano. Meio estranho, afinal frango frito não é algo super exótico ou saudável e além disso, se o assunto é frango frito, KFC é o que não falta por aqui! Só depois de algumas semanas eu fiquei sabendo o porquê da popularidade do tal frango frito: é por causa de uma novela coreana! As novelas coreanas são super populares aqui em Hong Kong, e aparentemente a novela das 9 que está fazendo o maior sucesso é sobre um alienígena que vem para a terra e se apaixona por uma atriz que é viciada em... frango frito e cerveja! E depois você reclama que as novelas brasileiras que são ruins, hehehe!

A novela se chama "My love from the star", algo como "meu amor das estrelas". Há, certeza que ainda vão criar uma novela com esse nome no Brasil! 

Naturalmente, alguns espertinhos se aproveitaram da popularidade da novela para abrir restaurantes e atrair os noveleiros, que vão como moscas, e esperam até altas horas pela oportunidade de comer frango frito e se sentirem mais próximos de seus ídolos coreanos. Aparentemente até o partido comunista chinês esteve discutindo recentemente no congresso sobre as razões pela qual a China não consegue fazer um programa capaz de atrair audiências tão altas e até contribuir para a economia!

Vamos ver por quanto tempo esses restaurantes conseguem se manter. Como eu falei, as coisas aqui em Hong Kong mudam de um dia para outro. Mas enquanto isso, se alguém tiver vontade de vir a Hong Kong e provar essa nova mania, está convidado!

Comentários

  1. Hahaha! Essa ganha de "Muñecas da Mafia"! Pois saiba q tem um desses restaurantes de churrasco coreano na esquina da sua casa no Brasil tb! Se chama BBQ e fica na esquina do metrô Ana Rosa... Mó bom! ^^

    ResponderExcluir
  2. Hahaha! Essa ganha de "Muñecas da Mafia"! Pois saiba q tem um desses restaurantes de churrasco coreano na esquina da sua casa no Brasil tb! Se chama BBQ e fica na esquina do metrô Ana Rosa... Mó bom! ^^

    ResponderExcluir
  3. Oii, tudo bem?
    > Isso não é vírus, apenas uma loucura de amor..
    > Eu estou procurando pessoas que possam me ajudar a fazer uma homenagem para o meu namorado, quero dizer a ele que o mundo todo sabe que eu amo ele, pois dia 15 de abril fazemos 7 anos de namoro. E então estou pedindo para pessoas que moram fora me ajudarem, tirando uma foto na cidade que estão com um papel escrito: “Rafael, aqui (em tal lugar) todos sabem que a Mari ama você”. É difícil pois não tenho muitos amigos no exterior, então tenho que parecer uma louca e pedir para estranhos, mas espero encontrar pessoas legais e a favor do amor que possam me ajudar! Caso queira ajudar: marib_log@hotmail.com”

    ResponderExcluir
  4. Olá, Julia!

    Sou editor de um podcast que reúne entrevistas com brasileiros que vivem/viveram no exterior.

    Você gostaria de contribuir?

    Você pode conferir as entrevistas no site www.onomedissoemundo.com

    Obrigado,

    Filipe Teixeira

    ResponderExcluir
  5. Eu dou risada, mas já usei a pulseirinha da Jade.

    ResponderExcluir
  6. ¡No sabía que en Hong Kong la fiebre por esa novela coreana fuese tan fuerte! Ya había leído en The Standard que dicha novela ha tenido un impacto impresionante en China continental, pero no sabía que también aquí, en el "puerto fragante".

    Según algunos artículos que he leído en The Standard, La gente de China está vuelta loca por esa novela y buscar imitar todo lo que salga. Desde sea los accesorios y el maquillaje de la protagnista, hasta la comida y bebida del extraterrestre. Como escribes en tu blog, hasta en Hong Kong ha llegado la fiebre por "My love from the star".

    Deberías darle una oportunidad y probar el susodicho pollo frito. Tal vez sabe bien y puedas recomendarlo!

    ResponderExcluir
  7. Olá Júlia, tudo bem? Vou estudar em Hong Kong à partir de Setembro deste ano. Muito bom saber que existem outros brasileiros por aí. Existe alguma maneira de enviar mensagem privada por aqui?

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Negócios na América Latina / Doing Business in Latin America

Top 10: comida de rua de Hong Kong

Viver em Hong Kong - O guia!