Alerta 8!

ALERTA! ALERTA! Tufão em Hong Kong! Fechem as janelas! Cuidem das crianças! Não saiam de casa!

... Ok, não foi tão dramático assim. Mas semana passada houve um dos grandes acontecimentos que eu esperava desde que cheguei aqui: o famoso Signal number 8!

Hong Kong, sendo a cidade mais eficiente do mundo, e realmente estando em uma área de risco de tufões (ou furacões, tecnicamente não há diferença entre os dois) criou um sistema de alerta para a população caso um tufão esteja se aproximando. Primeiro vem o Sinal 1 (ventos fracos e/ou chuva), depois o sinal 3 (ventos e/ou chuvas fortes) e por fim o tão temido Sinal 8, que automaticamente significa que o tufão está perigosamente perto. Neste caso, todos devem ficar em casa, ou seja, não precisam ir trabalhar. Você não precisa esperar um aviso do chefe nem nada.

E o governo, que não é burro nem nada, emite o alerta 8 de maneira que coincida justamente com o horário comercial, de manhã cedo ou na hora do almoço. Sinal 8 = voltar para a cama!

A rota do tufão Nesat no dia fatídico: Hong Kong é o asterisco vermelho no mapa e o tufão estava onde termina a linha preta. A linha vermelha representa a rota prevista para tufão para os próximos dias.

E foi basicamente isso o que aconteceu. Na verdade eu estava pronta pra ir trabalhar quando meus colegas me ligaram para avisar sobre o alerta. Depois de uma breve comemoração, eu resolvi arriscar minha vida e sair na rua para tirar umas fotos deste fenômeno tão raro.

Ninguém na rua - milagre!

E não foi a chuva nem o vento, o que mais me surpreendeu foi a tranquilidade que se via nas ruas de Hong Kong, muito diferente da habitual correria que se vê as 8 da manhã de uma dia qualquer. Os ônibus foram suspensos devido ao alerta, mas o MTR (metrô) funcionava normalmente e alguns restaurantes estavam abertos. As poucas pessoas que estavam na rua riam da estrangeira boboca que tirava fotos como se estivesse numa grande atração turística!

Quem se dá bem são os taxistas, que estão autorizados a cobrar o preço que quiserem quando tem tufão! Até com calamidade o povo daqui arruma uma maneira de ganhar mais dinheiro, haha!

Depois de um rápido café da manhã eu voltei para a cama, mas confesso que não consegui dormir muito, pois ficava olhando o tempo todo o site do governo para ver se o alerta tinha sido removido e se eu teria que me levantar e ir pro trabalho. Que nada! Quando era meio-dia, ainda estava lá o Sinal 8, em contraste com o ventinho fraco e abafado nas ruas. É, apesar do tufão estar perto, não era hoje que ele ia passar por Hong Kong. A cidade nunca esteve tão calma e eu tive um dia tranquilo e feliz vendo filmes e me colocando em dia com os seriados de televisão! :)

Pra quem quiser ver como é um tufão de verdade, basta ver este vídeo. O.O

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Negócios na América Latina / Doing Business in Latin America

Top 10: comida de rua de Hong Kong

Viver em Hong Kong - O guia!