Viver em Hong Kong - O guia!

Estou de volta!

Aliás, nunca abandonei este meu belo blog, mas vários motivos de força maior me impediram de escrever nos últimos 6 meses, incluíndo preguiça e outras coisas mais importantes, como formatura, viagens, e até uma mudança de emprego! Mas sempre estive aqui, na boa e velha Hong Kong...

Nesses meses recebi vários emails de brasileiros que tem interesse de morar em Hong Kong e saber mais sobre a vida aqui. Para unir o útil ao agradável, resolvi dar uma ajuda e reunir algumas informações bem úteis para quem está interessado em vir passar uma(s) temporada(s) aqui.

Regra número 1 - Hong Kong não é China!

Eu já falei isso várias vezes aqui no blog, mas viver em HK é totalmente diferente de morar na China. Um exemplo: brasileiros podem vir pra HK a turismo sem precisar de visto e ficar aqui até 90 dias. Já para a China, brasileiros precisam sim de visto! Me empolguei e até fiz uma tabela com as diferenças mais marcantes entre HK e China:

Hong Kong China
Preciso de visto? Não Sim
Idioma Cantonês Mandarim
Moeda Hong Kong dollar Renminbi / Yuan
Redes sociais Tudo liberado! Bloqueado - facebook, youtube, etc etc


Trabalhar em Hong Kong

Para trabalhar aqui, você precisa de um visto de trabalho, emitido pelo Departamento de Imigração de Hong Kong. Como conseguir um visto de trabalho? Ora, basta ter uma empresa interessada em te contratar e 'patrocinar' o seu visto, ou seja, a empresa tem que fornecer todos os documentos que cumpram os requisitos definidos pelo governo para a contratação de estrangeiros.

Muitas pessoas tentam a sorte e vem para Hong Kong com visto de turismo e quando estão aqui procuram um trabalho. É uma opção arriscada já que, por um lado, você estando aqui fica muito mais fácil ter entrevistas e conhecer pessoas que podem te ajudar (o povo aqui a-do-ra um networking); por outro lado, morar aqui é extremamente caro, e se a procura por trabalho não der certo é ainda pior porque você vai estar desempregado e pobre. De qualquer maneira, listo abaixo os sites de emprego mais populares por aqui:

ClassifiedPost
JobsDB
Recruit HK

Hong Kong é uma cidade focada em serviços, portanto eu arriscaria dizer que o mercado de trabalho é mais favorável para quem tem perfil de finanças, bancos, contabilidade, consultorias, marketing, etc. Mas provavelmente existem oportunidades em todas as áreas: desde grandes multinacionais até pequenos empreeendedores se estabelecem em Hong Kong! Mas não me pergunte sobre o mercado em sua área de trabalho, que eu provavelmente não saberei responder. :X

O Visto

Bem, digamos que você encontrou a empresa dos seus sonhos em Hong Kong, e eles aceitaram te contratar. Parabéns! O seguinte passo é aplicar para o visto. Pela minha experiência, o processo de ter um visto em Hong Kong não é dificil, porém é bem direto: se você não tiver o 'perfil' que o governo pede, não importa o quanto você ou a sua empresa implorem, ajoelhados no milho e tudo, o governo não vai aprovar o visto. E convenhamos né, trabalhar em outro país é uma experiência incrível! Vale a pena dedicar seu tempo e alguns recursos para ter certeza que a sua aplicação será bem sucedida, e para isso vale seguir algumas regrinhas básicas:

  • Você tem que ter um bom nível de inglês, e mostrar os certificados de idioma em sua aplicação;
  • O governo dificilmente vai dar um visto de trabalho para quem não tiver, no mínimo, um diploma universitário; 
  • Essa regra pega muita gente, mas para mim faz muito sentido: o governo de HK dá vistos de trabalho para áreas no qual não seja fácil encontrar mão de obra qualificada no mercado local; O seu empregador tem que provar para o departamento de imigração porque eles estão selecionando você e não um local de HK. Por isso é sempre bom preparar sua aplicação com ênfase em suas qualidades profissionais únicas (falar português, por exemplo).
  • Você não pode ter um salário muito baixo, ou trabalhar meio período;
  • Sua empresa tem que existir na "vida real", ou seja, não pode ser uma empresa de papel, como muitas que existem aqui.
Essas são apenas algumas dicas pra quem quer tentar a sorte trabalhando aqui. Pode ser que a sua empresa já tenha experiência contratando estrangeiros, então o visto dificilmente será um problema. Mas muitas empresas também não sabem quais são os procedimentos para a obtenção de um visto de trabalho para estrangeiros, então é sempre bom ficar esperto sobre possível percalços no meio do caminho.

Felizmente o governo aqui é super claro sobre as regras e procedimentos em termos de imigração! Todas as informações podem ser encontradas aqui:
http://www.immd.gov.hk/en/services/hk-visas/professional-employment/guidebook.html 

Lembrando que a aplicação para o visto não pode ser feita através da embaixada ou consulados da China no Brasil (Hong Kong não tem consulados próprios) - todos os documentos tem que ser enviados diretamente para o Depto. de Imigração aqui. Se alguém quiser alguma consultoria mais especializada, pode entrar em contato comigo por email (eu cobro baratinho)! ;)

Estudar em Hong Kong

Como eu também já falei antes, Hong Kong é onde ficam muitas das melhores universidades da Ásia! E tirando algumas poucas exceções, todas as aulas são em inglês, o que também facilita muito para estudantes estrangeiros! As aulas aqui seguem o sistema da maioria dos países do hemifério norte, onde o ano escolar começa no segundo semestre (agosto, ou setembro) e termina no meio do ano (maio ou junho).

Para entrar numa faculdade, pelo que eu saiba, o processo não é dificil. Claro, ajuda se você tiver boas notas e atividades extracurriculares no seu boletim, mas as universidades aqui não tem sistema de vestibular, e acomodam bem estudantes estrangeiros, para mostrar que tem diversidade de alunos e etc. Para mestrado ou pós-graduação é a mesma coisa; como no Brasil, algumas universidades pedem GMAT ou GRE.

Porém, ao contrario do que acontece em alguns países, os cursos de graduação são todos em período integral e o governo não permite que você trabalhe com o visto de estudante. Muitos amigos conseguiram dar um jeitinho dando aulas particulares de inglês e tal, mas oficialmente você não pode trabalhar enquanto estiver estudando. Para mestrado ou pós-graduação você pode estudar meio período, mas daí o governo não vai dar o visto de estudante (você precisa de outro tipo de visto, como foi o meu caso, porque eu já tinha o visto de trabalho).

De qualquer maneira, uma vez que a universidade te dê uma carta de admissão, eles ajudam com toda a papelada para o visto. E o bom de estudar em período integral é que, quando você se forma, você recebe uma autorização para trabalhar 1 ano em Hong Kong sem precisar de visto! Isso é ótimo, afinal as empresas não precisam patrocinar um visto de trabalho, colocando você em pé de igualdade com os locais na hora de competir por trabalhos.

O lado bom é que as faculdades aqui são excelentes, você tem a chance de participar de vários grupos, morar no campus da faculdade e aproveitar bastante os estudos. Já a vida social não vai ser como no Brasil, afinal HK é uma cidade bem cara para estudantes e muitas faculdade ficam super afastadas do centro da cidade. Aí vão os links das principais universidades de Hong Kong:

The Chinese University of Hong Kong - onde eu fiz o mestrado!

Lembrando que aqui não existe universidade grátis! Todas são pagas e mais detalhes sobre os custos de cada curso você pode encontrar no site de cada faculdade.

Morar em Hong Kong

Para finalizar, uma notinha rápida sobre como é morar aqui. Não vou escrever sobre as coisas que você pode fazer aqui, comida, festa, viagens... se você quiser saber mais basta ler o resto do meu blog! Mas morar em Hong Kong é caro! Se você espera morar em um padrão de visita similar ao de uma grande cidade no Brasil, seja dividindo um apê ou morando sozinho, pode se preparar para pagar duas ou três vezes mais por aqui! 

... Ou, você pode ser menos exigente e pagar um preço mais em conta para um apartamento velho e recém saído de um filme de terror! Brincadeirinha, não é tão ruim assim, mas sempre que encontro amigos que estão procurando um apartamento, eles estão horrorizados com o tamanho minúsculo dos quartos e a idade dos prédios, já que muitos tem mais de 30 anos e muito pouca manutenção.

Claro, depois de todas essas dicas valiosas, não quero desencorajar ninguém sobre vir morar aqui, hehe! Mas a moradia é um assunto sério e costuma ser a principal reclamação dos estrangeiros que vem pra cá. Veja por você mesmo nos links abaixo:

Craigslist
Kijiji
Muitas outra páginas podem sem encontradas diretamente no Facebook.

E boa sorte!

Comentários

  1. Muy buena guía para los "falantes" de portugués que están interesados en HK.
    Tal vez también pudieras agregar otras dos maneras de obtener una residencia en HK:
    -Mediante una visa de dependiente (requiere casarse con un/una local)
    -Mediante una visa de negocios (que es más conveniente para gente de dinero que puede invertir en HK)

    Saludos y que bueno que vuelves a publicar en tu blog! Debería hacer lo mismo jajaja.

    ResponderExcluir
  2. oi Julia, gostaria de saber uim pouco mais detalhes se possivel. Vou com minha filha de 13 anos e meu esposo. Meus esposo seu trabalho da hospedagem, carro, uma empregada para limpar a casa. Ele ganharia liquido em torno de USD 5000,00 vc acha que isso da para nos sustentar ai? Como sao as escolas para adolescentes? Saberia me dizer tb se tem boas escolas de ballet, pois minha filha fazballet a nivel de competicao. Grata, Paola

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Negócios na América Latina / Doing Business in Latin America

Top 10: comida de rua de Hong Kong