中華人民共和國 香港特別行政區

Sim! Como todo bom entendedor de mandarim sabe, o título deste post é 'Hong Kong Special Administrative Region of the People's Republic of China' (para os íntimos é apenas 香港 - Hong Kong). Afinal, já estava mais do que na hora de ir direto ao assunto principal deste blog!



Em pouco mais de uma semana finalmente estarei indo para lá, selar meu destino no mundo corporativo: vou trabalhar por 6 meses na CWCC, uma empresa que presta serviços corporativos para outras empresas ao redor do mundo. Coisas como auditoria, contabilidade, etc.

A empresa tem diversos escritórios em várias cidades na China, mas eu irei trabalhar com o Latin American Business Advisory Team (parece até chique, haha), ou seja, irei cuidar da parte de relacionamento com clientes latinoamericanos. E suspeito que eu serei a única a falar português por lá... enfim, estou bem animada, acho que vai ser um trabalho bem legal e espero ter o perfil que a empresa quer! Só quero ver como vou me adaptar com a rotina do trabalho, pois já faz mais de 6 meses que eu tô nessa vida de playboy, hehehe, e o meu último trabalho (na Colombia) definitivamente não envolvia passar 8 horas do meu dia sentada numa mesa, a frente de um computador.

Sobre a cidade: novamente, não sabia nada sobre Hong Kong quando fui escolhida para fazer meu intercâmbio lá. Felizmente, minhas expectativas aumentaram cada vez mais à medida em que fui buscando mais informações sobre o país, viva a Wikipédia!

Portanto, seguem alguns fatos interessantes sobre Hong Kong e os honconguenses (eita palavra feia):

* É uma Região Administrativa Especial da China, ou seja, o país tem total autonomia, com exceção das áreas de defesa e relações exteriores.

* Foi uma colônia da Inglaterra até o ano de 1997. Na época da transição para o controle chinês, ficou estabelecido que a autonomia da região e os direitos da população seriam mantidos por 50 anos (até 2047).

* Hong Kong tem 7 milhões de habitantes, espalhados por 1.104 km2.

* A densidade populacional lá é de 6.076 pessoas / km2 (a densidade populacional da cidade de Sao Paulo é de 7.216 pessoas / km2). Há!


 
* Hong Kong é uma das cidades mais capitalistas do mundo, é é dona da economia mais livre do mundo! Quem diria, hein?

* É uma das cidades mais caras do mundo. *nãããããããoooooo*

* Lá não se fala mandarim, se fala cantonês (pelo que eu ouvi dizer, se mandarim fosse português, cantonês seria o espanhol).

* 40% da área de Hong Kong é de parques e áreas preservadas.

* Hong Kong tem aproximadamente 235 ilhas, e muitas praias!:


* É a terra natal do Jackie Chan, Bruce Lee e Chow Yun-fat (sei quem são, mas acho que nunca vi nenhum filme inteiro deles).

* R$ 1,00 é aproximadamente 4HKD (hong kong dollars).

* Ouvi dizer que muitas baladas são gratis e open bar às quartas e quintas!

E é basicamente isso. Sei que minhas concepções sobre Hong Kong vão mudar drasticamente no minuto em que eu colocar meu pé pra fora do avião. Aquele frio na barriga, olhar para todos os lados, tentar entender o que está acontecendo (e provavelmente não entender nada) vai acontecer comigo muitas vezes nos próximos meses. Só espero em breve poder substituir essas fotos acima por fotos tiradas por mim! :)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Negócios na América Latina / Doing Business in Latin America

Top 10: comida de rua de Hong Kong

Viver em Hong Kong - O guia!