Eficiência Chinesa

Antes de falar sobre meu trabalho e sobre as bizarrices daqui, vou falar sobre uma coisa que me chamou muito a atenção: a eficiência daqui!

Afinal, que mora no Brasil sabe bem como é a burocracia de todos os lugares, a lerdeza das filas, o jeitinho de burlar as regras (para o bem o para o mal), entre outras malandragens. Mas em apenas 2 dias, alguns fatos me chamaram a atenção para ver que ser quadrado é ser eficiente e economiza muito tempo da sua vida!:

- Ontem de manhã, antes mesmo de começar a trabalhar, fui com o pessoal da AIESEC no Departamento de Imigração daqui de HK (equivalente à policia federal), para dar entrada na minha Hong Kong ID (equivalente ao RNE). Fato número 1: o pessoal da AIESEC agendou um horário para entregarmos os papéis. Fato número 2: Todo o processo (entregar papéis, tirar foto, dar as digitais) levou meia-hora!!!!
Ou seja, às 10 da manhã já estavamos prontos e até deu tempo de tomar um suco antes de começar o primeiro dia no trampo.

- No metro de SP, sabe aquelas placas escrito "mantenha-se a direita para que as pessoas possam passar"? Aqui realmente funciona, é ótemo! No Brasil sempre tem um panaca que fica olhando pro teto e tapando a passagem.

- Quando cheguei na sexta, o dono do meu quarto prometeu que na segunda-feira seria entregue a geladeira (sim, geladeira de frigobar haha) no meu quarto. Mas obviamente que na segunda quando sai de manha cedo pra trabalhar, tranquei o quarto (pra não roubarem nada) e pensei "já que o quarto tá trancado, nem a pau que alguem vai aparecer aí pra deixar a geladeira. No maximo vão deixar ela na porta do quarto e eu me viro quando chegar em casa". Mas não! Entrei no quarto e estava não apenas a geladeira, mas também um microondas, uma mesinha e muiiitos cabides no meu armário! E não levaram absolutamente nada! Fato comprovado pela moeda de 10 centavos que estava no mesmo lugar que deixei quando sai.

- Fui com o Javi jantar e paramos num restaurante, onde (como sempre) a garçonete que nos atendeu tinha o inglês de uma criança de 5 anos. Depois de muitos, mas muitos gestos, ela nos sugeriu que pedíssemos o prato para 2 pessoas (detalhe para o prato: era como uma sopa de macarrão com broto de feijão, salsicha de frango, porco, bolas de peixe, tofu e outras coisas não identificáveis). Ela ficou rondando nossa mesa, perguntando se estava bom e etc. Na hora de pagar, eu já tava imaginando que ela ia querer um troco bem gordinho em troda de tanta gentileza. Mas na hora que fui dar, ela não aceitou de jeito nenhum!

Enfim, não quero menosprezar o Brasil (que tem coisas muuuuito melhores que aqui), e também não sou contra dar gorjeta em restaurantes. Mas já estamos tão acostumados com a lerdeza das coisas que esses simples gestos me fazem imaginar que estou em outro planeta. Se parar para pensar, até que estou mesmo. Mas de qualquer maneira, espero que um dia eu possa ver no Brasil metade da educação e eficiencia que vejo aqui!

Proximo post prometo que vai ter fotos! :D Não percam!

Comentários

  1. Nossa que inveja heim vivendo com um frigobar no quarto, sensacional. Mas as comidas realmente são bem interessantes, eles misturam tudo. Quando achar coisas mais simples e boas conta pra gente! Aproveita bem tudo aí!

    ResponderExcluir
  2. Júlia, tu deve tá amando essa eficiência! lembro bem da sua cara de raiva quando eu fiquei dormindo e passei da hora da nossa reunião... kkkkkkk Aproveita tudo! Beijoss

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Negócios na América Latina / Doing Business in Latin America

Top 10: comida de rua de Hong Kong

Viver em Hong Kong - O guia!