Copa na China

Um dos motivos pela qual eu estava mais triste em vir para Hong Kong nessa época do ano era perder a Copa do Mundo e toda a animação que se ve por todo o Brasil. Eu não sou a corneteira da minha rua e nem cogito pintar a cara para ver o jogo, mas acho bem legal ver todo mundo animado e torcendo junto para que o Brasil de certo e traga outro campeonato mundial.



Para minha surpresa, aqui até que as pessoas tão animadas com a Copa. Em todos os lugares se ve coisas relacionadas (que eu só sei que tem a ver com futebol pq colocam as bandeiras das seleções participantes e sempre tem uma bandeira bem grande da Africa do Sul) e muitos bares transmitem os jogos.

Infelizmente os horários não são muito favoráveis aqui em terras asiáticas: são às 10 da noite ou às 2:30 da madrugada!! E lá vamos nós colocar o despertador para tocar 15 minutos antes do jogo começar e ficar buscando algum site que esteja transmitindo o jogo de graça (não, não é possível ver os jogos pelo site da Globo quando se está fora do Brasil). E quando o jogo acaba, seja qual for o resultado, minha unica opção é virar pro lado e dormir.

Propaganda da Adidas. Não entendi essa do Zidane como mestre Jedi, mas o Kaká tá com uma cara de bad boy nessa foto que só o photoshop consegue criar, haha!

Felizmente quando o jogo é as 22:00 já dá para fazer algo mais sociável, nos juntar em algum apto de trainees (embora nesses casos apenas metade das pessoas está interessada no jogo), mas mesmo assim é super divertido, os outros trainees acham super bizarro quando falo que no Brasil tudo para na hora do jogo. E qualquer jogada ensaiada para eles é algum tipo de toque mágico que só os brasileiros tem, hahaha!

Infelizmente, nas duas semanas em que estou aqui ainda não encontrei nenhum brasileiro sequer para compartilhar minhas angústias futebolísticas... até ontem pelo menos. Depois de um longo dia de trabalho consegui chegar correndo ao bar onde os trainees se reuniram para ver o jogo: aquele telão gigante, pessoas de todos os tipos possíveis e uma vista deslumbrante da cidade. Mas nem os grito dos gringos foi suficiente para ajudar o Brasil. A medida que o jogo ia passando, o desespero também.

Segue comentário durante o jogo:

Trainee mala da Malásia: Ai, esses jogadores do Brasil são feios!

Trainee mala da Malásia: Porque eles não ganham? É só fazer um gol!

Eu (pensando): .... (alguem tira ela daqui)?

Trainee mala da Malásia: Olha, eles não fazem gol hein!

Trainee mala da Malásia: Mas como eles falam espanhol com o juiz?

Eu: Olha aqui, no Brasil falamos PORTUGUÊS e não ESPANHOL!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Trainee mala da Malásia (depois do jogo): ... é, acho que nunca vai vou me esquecer que no Brasil se fala português...

Pelo menos ao verem minha cara quando o jogo acabou, todos os trainees se solidarizaram e vieram dar parabens, e até tirei uma foto com um sorriso amarelo:



No final das contas, esse é o lado bom de estar aqui. Hoje, sábado, ninguem se lembra mais do que aconteceu. Enquanto que no Brasil isso só será esquecido daqui a quatro anos...

Comentários

  1. e ae? se divertindo?
    ouvi dizer que vc lembra de mim com tantos chineses a sua volta. que absurdo...

    depois eu leio mais :)
    bjos!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Negócios na América Latina / Doing Business in Latin America

Top 10: comida de rua de Hong Kong

Viver em Hong Kong - O guia!