Zhōngguó!

SIM, como muitos ja sabem, nesta quarta feira eu fui para a CHINA!

Ué, mas Julia, você já tá na China, não?
Não exatamente! Hong Kong é uma Região Administrativa Especial, ou seja, não segue as mesas regras do resto do país. Macau também é uma Região Administrativa Especial, fica aqui pertinho. Enfim, se você não sabia, recomendo que leia os dois primeiros posts desse blog.

Enfim, por uma questão de vistos (ou seja, para que eu possa me inscrever para ter um visto de entrada liberada para a China nos proximos 6 meses - longa historia), fui "obrigada" ir para a China (chato, né)? Mas para unir o útil ao (não tão) agradável, nosso chefe nos propôs que fossemos conhecer o escritório da empresa em Shenzen, que é a cidade que fica ao lado de Hong Kong (tipo Guaruhos e SP).

Shenzen é uma cidade de 8 milhões (!) de habitantes, e fica logo ao norte de Hong Kong, e é parte da ZEE chinesa (alguem lembra desse termo das aulas de geografia?). A cidade cresceu 27000% nos ultimos 25 anos, incrível! A cidade também ficou famosa nas ultimas semanas por ser a sede das imensas fabricas de produtos eletronicos, onde alguns funcionários se mataram por não aguentarem a pressão do trabalho.



Enfim, para economizar tempo fomos de carro. E é uma beleza: imagina passar pela imigração de carro! Nada de filas, pessoas... é como se fosse um pedágio, muito interessante. Depois passamos pela cidade até chegar ao escritório. Não deu para ver muita coisa, mas a cidade é parecida com Hong Kong, só que menos "apertada", ou seja, existe mais areas verder e espaço entre os predios.

Demos uma volta no escritório, e depois nos reunimos com as pessoas com as quais temos contato desde Hong Kong. Eu pude mostrar minha apresentação sobre o Brasil (acho que eles entenderam uns 10%) e como sempre, nós latinos ficamos lá falando e enrolando linguiça, enquanto que os chineses continuam monossilabicos.

Mas claro, não deixamos de perder o passatempo favorito dos chineses: comer! Fomos num restaurante chines (ok, restaurante chinês na china é eufemismo, hahaha) e tinha mais de 15 pratos diferentes na mesa! Provei tudo, com exceção dos pés de galinha, (eca).


Eu e os chineses: magrinhos, fofinhos e baixinhos.

E dai, bora voltar pra Hong Kong pra não perder a tarde de trabalho. Tá, foi uma viagem bem curta. Mas não tem como explicar a sensação de estar - de fato - em um lugar que nunca imaginei que estaria há 3 meses atrás. E ver em primeira mão que a China vai além daquilo que sempre se imagina: crescimento desgovernado, politicas malucas, yakissoba, etc.

E que venham as próximas viagens!

Comentários

  1. Demais!!! Muito interessante! E quanto aos biotipos, pela estatura parece que cê tá se sentido "em casa" :P
    Mil beijos, linda!

    ResponderExcluir
  2. COMO ASSIM VC NÃO COMEU OS PÉS DE GALINHA?? Diliça!!! =P

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Negócios na América Latina / Doing Business in Latin America

Top 10: comida de rua de Hong Kong

Viver em Hong Kong - O guia!