Pular para o conteúdo principal

Natal! / Christmas!

Como não podia deixar de ser, vim falar sobre a comemoração do Natal aqui em Hong Kong!

Bom, na China em geral não se comemora o Natal. Aqui em Hong Kong, apesar da tradição britânica, o que sobrou mesmo foi só o montão de dinheiro que se gasta comprando presentes, haha! Hong Kong é literalmente o paraíso capitalista.

Enfim, é muito diferente: no Brasil chega dezembro, chega o verão, chega aquela preguiça coletiva trazida pelo Natal, onde as pessoas pensam mais em quais presentes comprar e para onde vão no feriado do que em trabalhar e todas essas outras coisas secundárias, hehehe... Aqui o Natal traz... nada. Absolutamente nada. Continuo trabalhando dez horas por dia, e os locais, sempre tímidos e sérios, continuam tímidos e sérios.

Felizmente, para aliviar um pouco o nosso lado, a minha empresa tem a famosa Festa de Natal, que percebi que é o grande acontecimento do ano!! Algumas semanas atrás foi formado o 'Comite Organizador', que dia após dia se reunia secretamente para bolar as atividades e surpresas da tão falada Festa.

E finalmente chegou, em pleno dia 24 de Dezembro (na hora do almoço, ufa) a tão esperada festa de Natal da CWCC. Nós, os latinos, não perdemos a piada e nos vestimos a caráter:


A festa até que foi legal, tinha bastante comida, decoração bonita, jogos, pessoas... ahn... já disse que a comida estava boa? Musica, só do karaokê. Dança, nem pensar. Bebida, muito menos (só para o brinde nas fotos). Os jogos, todos em cantonês. Mas falando sério, eu me diverti bastante, todo mundo estava bem animado, mas é de se entender que não fazia tanto sentido comemorar um feriado que tem pouco significado para a grande maioria das pessoas que estavam ali. De quebra ainda ganhei uma graninha e um telefone sem fio no sorteio de brindes que teve. Agora só falta ter uma linha telefônica na minha casa. :)

A noite fui a uma "ceia" de natal com meus amigos, sendo que boa parte deles é do Leste Europeu ou Oriente Médio, ou seja: ou não comemoram o Natal, ou comemoram em outras datas aleatórias. Mas neste caso a história é diferente, estando com os amigos (e falando um idioma que eu entendo) não tem como ser chato! E o melhor de tudo é que segunda-feira, dia 27, também foi feriado aqui, há!

Sing dan fai loh! E que venha o ano novo!



As expected, I am here to talk about the celebration of Christmas here in Hong Kong!

In China, Christmas is not usually celebrated. And here in Hong Kong despite the British and western traditions, the only thing that’s left it’s the constant urge of spending money in presents and other useless Christmas stuff, haha! Hong Kong is literally a capitalist paradise.

Anyway, everything is really different: in Brazil, December brings not only Christmas, but also the summer, and it seems that a collective laziness spreads around and people think more about which presents to buy or where will they spend the holidays than about working and all those not so important things, hehehe… And here Christmas brings... nothing. Absolutely nothing. I still work then hours a day and the local people, who are always serious and shy, well, are still serious and shy.

Fortunately, to ease things up a little bit, my company has the famous Christmas Party, that I soon came to realize that it was the big event of the year! A few weeks ago it was formed the 'Organizing Committee', which day after day met secretly to come up with activities and surprises for the so famous party.

And finally came the day, on December 24 (at lunch time, phew) the long-awaited CWCC’s Christmas party. We, Latinos did not miss the chance to joke and dressed up properly (as the photos can tell).

The party was cool, there was a lot of food, a nice decoration, games, people... uhm... did I already mention that there was food? Music, only from the karaoke. Dancing, no way. Drinks, only for the partner’s toast. Games, they were all in Cantonese. Ok, I admit that I had quite a good time, everyone looked very happy, but it’s understandable that it does not make that much sense to celebrate a holiday that didn’t mean much for most of the people that were there. At least I got a landline phone in the lucky draw. Now I just need the landline. :)

At night I went to a Christmas party with some friends, most of them from Eastern Europe or Middle East, which means that they also do no celebrate Christmas, or at least not in the same date. But in this case it’s a whole different story, being with friends (and speaking in a language that I can understand) of course it will be fun! And the best thing is that Monday, the 27th, was also a holiday here, ha!

Sing dan fai loh! Just waiting for the new year!

Comentários

  1. Uuuuh, nada ainda sobre a nossa visita... >.<

    ResponderExcluir
  2. Absurdo total vc ignorar a visita de sua mãe e irmã! HAHA!!

    Nossa, Julia! Vc tá parecendo uma Who com essa roupinha! Cuidado pro Grinch não roubar seus presentes, hein?

    Quando vc colocou no twitter que tinha fotos comprometedoras, eu achei que era só sensacionalismo pra gerar cliques... me enganei! HAHA!!

    beijos

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Top 10: comida de rua de Hong Kong

Se tem uma coisa que o povo aqui de Hong Kong adora é comer fora! Porém, com um estilo de vida tão atarefado, familias normalmente pequenas e apartamentos ainda menores, poucas pessoas tem tempo e disposição para cozinhar em casa. Além disso, Hong Kong oferece uma variedade enorme de opções gastronômicas para todos os gostos e bolsos, então normalmente é bem fácil encontrar restaurantes para matar a fome depois de um longo dia de trabalho.
Mas quando você quer comer algo rápido, o que você faz? Vai na padoca, pede um pão de queijo com pingado e segue com sua vida? A resposta (obviamente) é não. Mas quando falamos de lanches e comida de rua, Hong Kong oferece uma infinidade de opções que vale a pena provar! Algumas comidinhas são apenas para os mais corajosos, como vocês vão ver na lista abaixo, mas HK tem coisas deliciosas que já fazem parte do meu cardápio, haha!


Como curiosidade, listo abaixo 10 comidas de rua super interessantes de Hong Kong (em ordem aleatória). Importante mencio…

Como conseguir um visto de trabalho em Hong Kong (parte 1)

Eu já falei sobre isso em um post anterior, mas vira e mexe aparece a pergunta no grupo de brasileiros em Hong Kong no Facebook: como conseguir um visto de trabalho em Hong Kong? Por isso resolvi falar mais sobre como obter o tão sonhado visto de trabalho (uma vez que você receba uma proposta de emprego de uma empresa local).

No meu caso, por exemplo, eu tive que ir na cara e na coragem, já que depois de receber a proposta para trabalhar na ONG eu percebi que: 1) o escritório tinha apenas 10 funcionários na época e o RH era novo, e 2) como eu suspeitava, o cara do RH não fazia a menor idéia de como processar um visto de trabalho. Aliás, quando eu finalmente comecei a trabalhar, ele já tinha até se demitido, então vai vendo o nível...
Hong Kong é um lugar com ótimas ofertas de trabalho para profissionais qualificados. Porém, muitas empresas que nunca tiveram experiência com o processo do visto ficam meio desmotivadas em contratar estrangeiros e ter que cumprir os requisitos exigidos pe…

Viver em Hong Kong - O guia!

Estou de volta!
Aliás, nunca abandonei este meu belo blog, mas vários motivos de força maior me impediram de escrever nos últimos 6 meses, incluíndo preguiça e outras coisas mais importantes, como formatura, viagens, e até uma mudança de emprego! Mas sempre estive aqui, na boa e velha Hong Kong...
Nesses meses recebi vários emails de brasileiros que tem interesse de morar em Hong Kong e saber mais sobre a vida aqui. Para unir o útil ao agradável, resolvi dar uma ajuda e reunir algumas informações bem úteis para quem está interessado em vir passar uma(s) temporada(s) aqui.
Regra número 1 - Hong Kong não é China!
Eu já falei isso várias vezes aqui no blog, mas viver em HK é totalmente diferente de morar na China. Um exemplo: brasileiros podem vir pra HK a turismo sem precisar de visto e ficar aqui até 90 dias. Já para a China, brasileiros precisam sim de visto! Me empolguei e até fiz uma tabela com as diferenças mais marcantes entre HK e China:
Hong KongChinaPreciso de visto?NãoSimIdio…