Kung hei fat choi! - Ano Novo Chinês

Dessa vez vou falar sobre o principal feriado chinês: a comemoração do ano novo lunar (bom, vou chamar de ano novo chinês para ser mais fácil), que ocorreu no começo deste mês! É bem legal poder estar aqui para ver como é esta celebração e ainda por cima aproveitar os dias sem ter que trabalhar, haha!

Os chineses são cheios de superstições e tradições e a verdade é que, com tanto trabalho que tenho tido nesse últimos dias, não tive muito tempo nem paciência para descobrir o significado por detrás do ano novo. Mas posso afirmar que a falta de animação que o povo daqui tem no natal é compensada no ano novo chinês, onde tudo é decorado com todos os detalhes, brilhos e exageros que só os chineses sabem criar! :)

Este novo ano que começou é o ano do coelho (são 12 animais, e cada ano representa um animal diferente). Oras, meu animal é coelho, porque também era o animal vigente no ano que nasci! Então, agora se vê coelhos por todas as partes, e mais algumas outras decorações, todas vermelhas e douradas, com muitos detalhes, são muito bonitas! Todas as casas e lojas colocam fitas vermelhas e tambem aquelas lanternas de papel... sinais de "sorte" e "fortuna" estão em todas as portas!

Essa 'mini-árvore' também está por todas as partes. Mas disseram que não se pode comer as 'mini-laranjas'...

Nesses dias tive a sorte de ter um feriado típico chinês! Enquanto a maioria dos meus amigos foi para as Filipinas, eu passei o feriado com uma família típica chinesa (ou hongkonguesa, hehe), fazendo o que ele sabem fazer melhor: comer. Na noite da véspera do ano novo fomos num restaurante. Todos estavam muito contentes e animados, mas infelimente eu não entendia absolutamente nada (estavam falando cantonês e mandarim) e de vez em quando lançavam olhares intrigados para a estrangeira comendo ali com eles. De vez em quando eu entendia um "bá-sái" "bá-sái", que significa Brasil em cantonês.

Mas foi um jantar agradável e com algumas situações engraçadas (e que se repetiram algumas vezes ao longo desses dias):

Tia chinesa: Julia, você gosta de comida chinesa?
Eu: Gosto sim!
Tia Chinesa: Ah, prova isso então! É muito caro e vai fazer muito bem para a sua pele! *Põe no meu prato um colherada de barbatana de peixe, beeeeem pegajosa*
Eu: *ficando verde* Hmmm, obrigada!

Eu juro que tentei, mas barbatana de peixe, água-viva e coisas do gênero simplesmente não descem pela minha garganta, eca! Discretamente eu troquei meu prato, espero que ninguém tenha reparado, hahaha.

E o melhor de tudo: o Hong Bao! A tradição manda que, no ano novo chinês, os casados dêem Hong Bao às crianças e jovens e pessoas não-casadas em geral, que nada mais é que um envelope vermelho (vou chamar de red packets) com dinheiro dentro! Aêê - $$$! Pode ser muito ou pouco, não importa... em dois dias deu para ganhar uma boa graninha, hehehe :-)

E assim os dias passaram tranquilamente, descansando, comendo e aproveitando o tempo que melhorou subitamente para esses dias do ano novo. Mas o melhor estava por vir no primeiro dia de trabalho depois do feriado, numa bela segunda-feira...

Minha empresa tem outro tradicional almoço para a comemoração do ano novo chinês. Até aí tudo bem, imaginava que fosse ser como a festa de Natal. Mas logo de manhã, a loucura já começou no escritório, de longe já se escutava o riso das pessoas. Primeiro que pessoas que eu nunca vi nem falei antes vieram nos dar red packets, simplesmente porque é tradição... depois chegou a nossa vez de pedir red packets - dos sócios da empresa, obviamente! Em cinco minutos criamos uma coreografia engraçadinha e saímos pelo escritório à caça dos red packets. Trabalhar, pra que? Hahaha!

Na hora do almoço fomos todos para o restaurante. Por algum motivo desconhecido nós, os latinos, sentamos na mesma mesa dos sócios da empresa. No começo tudo bem, comida chinesa, bebida (refrigerantes, vinhos, cerveja)....


Saquê com... ouro! Dá pra ver as cosinhas douradas no fundo do copo?
Nesse dia só tomei refrigerante, afinal... beber em plena segunda feira? Aff ¬¬

... no Brasil todos sabem que asiáticos em geral não sabem beber, né? Aqui a teoria se comprova, e depois de uma hora de almoço todos já estavam alegrinhos e rindo mais alto que o normal. Alguns minutos depois, confusão total: todos saindo da mesa para desejar feliz ano novo chinês aos outros, e uma distribuição massiva de red packets. MUITOS red packets. E quando o povo via um dos chefes segurando um montinho de envelopes, iam pra cima dele como urubu na carniça, hahaha, eu estava muito surpresa, foi muito engraçado - os chieneses estavam soltando a franga! :D


Ataque ao chefe para obtenção dos red packets.

Lá pelas 3 da tarde (sim, o almoço ainda não tinha terminado), já estavam todos cantando, se abraçando, todos meio breacos. Nós até dançamos a Macarena no palco e eles nos acompanharam, ainda que meio tortos, hehehe. Quando o almoço finalmente terminou, surgiram boatos que alguns deles iriam diretamente para o karaokê, para cantar e beber mais ainda... e no dia seguinte, a ressaca impediu que algumas pessoas fossem trabalhar, hahaha, incrível!

Resultado: ganhei uma boa grana nesse almoço, hehe! Guardei o dinheiro, e ainda não sei o que fazer com ele... sugestões?

Os red packets acumulados ao longo do feriado.

Comentários

  1. Filha que pena que esta comemoração é só uma vez por ano.
    Agora se você não sabe o que fazer com estes envelopes, pode me mandar. rsrsrrsrsr
    BjOs.

    ResponderExcluir
  2. Oi, Ju!
    Os asiaticos nao tem uma enzima q ajuda a metabolizar o alcool. Por isso caem muito antes de nos!

    bjs

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Negócios na América Latina / Doing Business in Latin America

Top 10: comida de rua de Hong Kong

Viver em Hong Kong - O guia!