Uma viagem inimaginável - Angkor

Nunca em meus sonhos imaginei conhecer o Camboja. Nem o Vietnã. Mas há duas semanas lá estava eu, caminhando pelos templos centenários de Angkor Wat e navegando pelo rio Mekong. Ainda mais, se alguém me perguntasse, há um ano e meio atrás, o que eu pensava sobre países como Camboja e Vietnã eu provavelmente não teria opinião nenhuma (o sudeste asiático nunca foi meu forte em termos de conhecimentos políticos e históricos).

Depois de estudar bem o roteiro e uma semana de férias (uhhh, como sou ousada!) lá fomos nós! O roteiro inicial seria Hong Kong - pequena escala em Hanói (capital do Vietnã) - Siem Reap (Camboja). Mas logo no voo tivemos a primeira supresa: o avião começou a sobrevoar Siem Reap e nada de aterrisar. Alguns momentos depois o comandante anuncia "por problemas na pista (?) teremos que voltar para Hanói". E lá fomos nós volta pra Hanói... felizmente ninguém saiu do avião, e algumas horas depois eles anunciaram que poderíamos voltar pra Siem Reap! Ufa, que alívio! Chegamos umas 4 horas depois do previsto, mas felizmente nosso "tuk-tuk" estava lá nos esperando, conforme prometido pelo hostel no qual nos hospedamos.

No dia seguinte, o esquema era acordar cedo e lá fomos nós explorar os templos de Angkor :) Uma breve história para quem não conhece: os templos de Angkor foram construídos aproximadamente entre os anos 800 a 1.400 d.C., no princípio eram templos hinduístas, mas com o passar do tempo passaram a ser budistas. Foram construídos pedra sobre (pesada) pedra e atualmente é um gigante sítio arqueológico / atração turística. O mais famoso é o tempo de Angkor Wat, apesar de que a parte mais grande é o complexo de templos de Angkor Thom.

Os guerreiros que protegem a entrada do templo

Começamos o primeiro dia explorando o templo de Bayon. Eu estava com medo de ficar perdida e de saco cheio por não conhecer muito a respeito da religião e da história por detrás de Angkor, mas no final das contas isso nem fez diferença! Os templos são enormes e dá para passar todo o dia explorando um por um e todos seus detalhes.

As faces de pedra do tempo de Bayon são um dos símbolos mais conhecidos do Camboja

Detalhe da parede do templo, onde os locais (Khmers) derrotam os... chineses! Mwahahaha!

E como  vocês podem ver pelas fotos, os templos realmente foram construídos através de blocos de pedra gigantes! Em muitas partes você só vê realmente uma pilha gigante de pedras, como se fossem peças de lego.  Mas imagina o tempo e a tecnologia que eles tinham que ter na época pra poder levantar tudo isso!

Mais impressionante ainda, com o passar do tempo algumas árvores começaram a nascer no meio das pedras. E não são arvorezinhas não, são árvores gigantes que só uma estrutura de pedras maior ainda poderia sustentar! Eu me sentia dentro de um filme, com muitos efeitos especiais...


Detalhe: o sítio arqueologico é tão grande que alugamos um tuk-tuk pra nos levar de um lugar a outro. E no final da tarde finalmente chegamos ao tão famoso Angkor Wat!! Realmente é o templo mais majestoso, rodeado por um lago e que tem um espelho d'água pra deixar as fotos ainda mais bonitas! Tiramos algumas fotos porque o melhor ainda estava por vir no dia seguinte...

No dia seguinte acordamos às 4 da manhã para o que seria o ponto alto de toda a viagem: ver o nascer do sol sobre Angkor Wat. Lá fomos nós, com muito sono e sofrendo com o frio da manhã novamente para o templo, que incrivelmente estava cheio de turistas. Esperamos... esperamos... esperamos... até que finalmente começam a aparecer os primeiros raios do dia (que felizmente prometia ser um belo dia de sol).

Ohhhhhhhhhhhhhhh!

O dia foi clareando e nós turistas tirando fotos enlouquecidamente. Depois de testar todas as funções da minha câmera, acho que consegui tirar umas fotos decentes! :)

Quase lá...

Lindo! O nascer do sol (não eu e a minha cara de cansada, obviamente)

Depois entramos e exploramos Angkor Wat, que é muito interessante com seus detalhes e torres. Pena que uma boa parte do templo está em reforma. Passamos o resto da manhã visitando templos menores e por fim nos despedimos de Angkor. Talvez com mais tempo e dinheiro poderíamos te contratado um guia pra explicar todas as histórias e mistérios deste lugar, considerado uma das 7 maravilhas do mundo (e com razão!), mas isso fica pra próxima vez.

Voltamos pra Siem Reap, almoçamos e já era hora de tomar o ônibus para a viagem de 6 horas rumo à capital do Camboja, Phnom Phen. Mas depois de tanto escrever, essa história fica para o próximo post!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Negócios na América Latina / Doing Business in Latin America

Top 10: comida de rua de Hong Kong

Viver em Hong Kong - O guia!