Uma viagem inimaginável - Phnom Phen

Colocarei mais fotos em breve!

Depois de Siem Reap, finalmente chegamos à capital do império Khmer: Phnom Phen. Chegamos algumas horas depois do previsto, mas já era de se esperar que os ônibus no Camboja não seriam muito pontuais. Por sorte o hostel estava aberto esperando por nós, e foi só tempo de chegar e dormir para aproveitar o dia seguinte.

Apesar da população de quase 2,5 milhões de pessoas, foi bem fácil se localizar na cidade, já que a maioria das atrações turísticas eram bem perto umas das outras. Começamos a manhã indo no Tuol Sleng Genocide Museum. É isso mesmo, um museu sobre o genocídio, resultante do regime do Khmer Vermelho. Novamente peço desculpas pelo meu desconhecimento histórico, mas basicamente, entre 1975 a 1979 o Camboja foi dominado por um regime comunista baseado em trabalhos forçados e se estima que de 20% a 30% da população do país (!) morreu nessa época.

Foi uma visita bem interessante. Eu confesso que tenho sangue frio pra essas coisas, mas o museu (que na verdade era uma escola que foi adaptada para virar um centro de tortura durante o regime comunista) não sofreu muitas alterações desde os anos 70, o que dá um ar ainda mais macabro pro lugar! Estima-se que mais de 17 mil pessoas estiveram presas em Tuol Sleng, das quais apenas 7 sobrevieram (!!!).


As celas da prisão. Tenso!

Depois conhecemos o mercado central da cidade (que vende de tudo um pouco, mas nada que eu não tenha visto em Hong Kong ou na China) e a tarde fomos ver o palácio real. Se realmente o rei mora lá eu não sei, mas o palácio é muito bonito e bem ao estilo tailandês. Depois conhecemos o museu nacional (bem pequeno, mas o prédio era muito bonito) e por fim vimos o por do sol no "calçadão" que fica na beira do rio Tonle Sap, que é também onde ficam todos os melhores bares e restaurantes da cidade (pelo menos é onde estavam todos os gringos).

Mas olha, o Camboja é um país pobre, um dos mais pobres da Ásia e certamente o mais pobre que eu já tive a chance de visitar. No fundo eu estava curiosa para ver como seria. Como seria o Camboja em comparação com o Brasil, meu país que também tem seus gigantes desafios? No final o que se vê são motos (muuuitas motos), muitas das mesmas lojas daqui de Hong Kong, os bares cheios de gente tomando as mais caras cervejas européias, convivendo lado a lado com tuk-tuks e feiras ao ar livre que num primeiro momento não obedecem nenhuma ordem e muito menos qualquer norma de controle sanitário.

E ao contrário do que muita gente pensa, o Camboja não é tão barato assim não! Pelo menos não para quem vem de Hong Kong. Lá vem o vendedor "coco verde, um dólar"! "Senhora, tuk-tuk? Dois dólares!"... a moeda do Camboja (Riel, até soa como Real, haha) vale tão pouco que é mais lucrativo usar o dólar americano, que é aceito em todas as partes. Mas de dólar em dólar, você poder acabar gastando uma boa grana!

Pois bem! E todo esse passeio por Phnom Phen foi feito em apenas 1 dia! Certamente há muitas coisas pra se fazer lá, mas pelo pouco tempo que ficamos até que deu pra aproveitar bem o tempo. Até ia me encontrar com o JP da AIESEC USP (ae!) mas infelizmente não deu tempo. Aproveito pra divulgar o blog dele, que também é bem legal: http://hldyncambodia.blogspot.com/

E no dia seguinte madrugamos para pegar o ônibus, dessa vez para uma viagem internacional, rumo ao Vietnã! Aguardem! 

Comentários

  1. Hehe, que legal que virou até post! :)
    Acho que deu pra vc ver o quanto o Brasil é desenvolvido né??

    Bjao!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Negócios na América Latina / Doing Business in Latin America

Top 10: comida de rua de Hong Kong

Viver em Hong Kong - O guia!