Evilphone

Sério, aqui em Hong Kong todo mundo tem Iphone. TODO mundo. E, daqueles que não tem Iphone, uns 70% tem um smartphone super moderno. Ou seja, aqui em HK dá pra se ver bem o efeito que a tecnologia tem nas pessoas. Tecnologia acessível, já que aqui o preço de aparelhos eletrônicos é infinitamente mais barato que Brasil.
Ou seja, por aqui, palavras como 'whatsapp' e 'angry birds' já fazem parte da vida da maioria das pessoas. Me imagino se essas coisas também estão na moda no Brasil. Estão?

Pessoas em HK fazendo fila para serem os primeiros a comprar o Iphone 4S.

E isso tem o lado bom, o ruim e o bizarro, ao melhor estilo Hong Kong, hahaha! O bom é ter acesso a qualquer informação rapidamente! Essa semana por exemplo, combinamos de ir num restaurante de churrasco coreano (korean bbq), mas quando chegamos lá, estava fechado! A sorte é que logo alguém sacou seu iphone e encontramos outro restaurante para saciar nossa vontade de comer carne, que naquele momento não poderia ser substituído por nada!
O lado ruim, pelo menos na minha opinião, é o vicio instantâneo que os smarthphones geram nas pessoas! Sério, tenho amigos que não passam mais de 10 minutos sem olhar a tela do celular... mas, o que de tão importante pode acontecer? É tão indispensável assim saber o que as outras pessoas estão fazendo no facebook? Ou ainda, compartilhar tudo o que você está fazendo, comendo, vendo e esperar que os outros ‘validem’ tudo o que você faz? E eu digo isso por experiência própria, já que na festa de ano novo do post abaixo, em certo momento, metade da minha mesa estava com a cabeça abaixada olhando fixamente para a telinha do celular, e mandando mensagens pelo whatsapp entre... eles mesmos (e ok, umas 4 pessoas que não estavam lá) mandando fotos da comida e outras inutilidades.
Veja bem, pode me chamar de antiquada ou invejosa (já deu pra perceber que eu não tenho um smartphone). Se eu tivesse dinheiro, e precisasse trocar meu celular, com certeza teria um celular moderno com vários aplicativos, que realmente são uma beleza, principalmente para manter contato rápido e barato com a família e os amigos que estão tão longe. Nesse sentido o meu Ipod, que tem wifi, já ajuda muito.

Mas o vício que as pessoas tem em sempre estarem conectadas aqui me impressiona. Quando você conversa com alguém, não é legal ver que qualquer pausa na conversa é motivo para a pessoa pegar o telefone e começar a se distrair com outra coisa. Ou ver vários manézões na praia, com o sol, a água e tanta coisa boa ao redor... mas lá estão eles vendo vídeos no youtube.
A minha mensagem do dia é que a nosso redor existem muitas coisas muito mais interessantes para ver, cheirar, tocar, etc. É meio triste ver que aqui todo mundo está fechado no seu ‘mundinho’: você não precisa conversar com mais ninguém, não precisa interagir com estranhos, não precisa prestar atenção no que acontece ao seu redor... Sei que meu dia de ter um Iphone vai chegar, só espero não se mais um deles.

Comentários

  1. Eu sou muito muito fantasticamente boa no Angry Birds. Mas, entre usuários de iPhone com iOS 5, o iMessenger deu uma substituída no Whatsapp.

    Tinha uns gaúchos e uns cearenses naquele navio italiano que tombou. Pelo visto, nenhum sorocabano.

    Ah! E tem a mina do BBB que foi bolinada enquanto dormia.

    Este compilado de notícias importantes do Brasil é oferecido por Mon, sua roomie que sente saudades!

    bjs

    ResponderExcluir
  2. Julia, mandou muito bem na reflexão e eu penso a mesma coisa! :)

    Aqui mesmo no Camboja alguns seguidores das modinhas hi-tech asiáticas fazem o mesmo, mas muito mais frequentes sao os estrangeiros de Cingapura, China, Australia E, tcha tcha, Brasil que fazem isso! :S

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Negócios na América Latina / Doing Business in Latin America

Top 10: comida de rua de Hong Kong

Viver em Hong Kong - O guia!