Universidade Chinesa... de Hong Kong?

É isso mesmo! Pra quem ainda não sabe, na semana passada eu comecei o meu mestrado. Estou tão feliz!

Minha idéia desde o começo era de trabalhar alguns anos e depois fazer um mestrado/pós graduação. Como eu já estava aqui em Hong Kong, tinha duas opções: ou encontrar algo por aqui mesmo (já que Hong Kong é casa das melhores universidades da Ásia), ou encontrar alguma bolsa de estudos em outro país. O tempo foi passando, e decidi ficar por aqui mesmo, isso lá no ano passado.

Como eu estudei relações internacionais, queria me aprofundar em algo relacionado, mas que também não fosse exatamente a mesma coisa. Assim, me deparei no mestrado em Global Political Economy (algo como Economia Política Internacional), na Chinese University of Hong Kong, ou CUHK. Isso mesmo, soa estranho mas é a Universidade Chinesa de Hong Kong. Ué, mas Hong Kong não fica na China? Bom, não encontrei mais informações sobre a origem desse nome, mas o objetivo da Universidade é de ser uma ponte de conexão entre o Oriente e o Ocidente (o que fazia muito sentido na época de criação da mesma, nos anos 50, quando Hong Kong ainda era uma colônia da Inglaterra). Aliás, certeza que o governo chinês deve ter uma mãozinha por detrás da universidade hoje em dia, mas essas são só as minhas teorias, hehehe.

O logo da CUHK! Vai dizer que não parece o símbolo de uma das casas de Hogwarts? ;)

No começo do ano tive a oportunidade de ir numa sessa informativa, e gostei bastante do programa! Eu sempre fui péssima em economia, e nunca entendi muito o sentido das fórmulas e teorias que aprendi em RI. Mas felizmente o foco na CUHK é mais na parte política e em entender como os modelos econômicos adotados no últimos anos modelam as políticas internacionais dos países, etc etc.

O processo pra entrar no mestrado foi o padrão: traduzir documentos, fazer o TOEFL (que eu destruí, há!), uma carta de introdução, etc. Foi a minha primeira e única opção, então eu fiquei bem nervosa enquanto não saíam os resultados. Mas felizmente eu fui aprovada. :)

E semana passada, seguindo o calendário escolar daqui, as aulas finalmente começaram! Eu estava até um pouco anciosa, já que faz uns bons anos que eu não estudo nada. Será que hoje em dia todo mundo digita a matéria no computador? Que se dane, comprei dois cadernos e fui pra aula!

A Universidade é linda! Eu descreveria basicamente como a "USP numa montanha" haha, porque é isso mesmo: muitas áreas verdes, prédios meio antigos, tem até ônibus circular! A aula em si foi bem tranquila. Mas não se enganem, é somente a primeira aula e quando chegarem os trabalhos e provas, não vou estar mais tão entusiasmada. :P

Tem vista pro mar e tudo!

E a classe? Bom, tenham em mente que é um mestrado, numa Universidade na China... ou seja, nada de baladinhas, festas, bar depois da aula ou coisas do gênero. A maioria dos alunos vem da China Continental, o que significa que eles são (boatos dizem) inteligentes e competitivos. Dá até medo né? Mas não, na classe você só vê aquelas carinhas jovens e ingênuas, super tímidos, com um inglês meia-boca, aparentemente inofensivos!

Mas como meu pai sempre fala "Olhá lá hein, enquanto você tá aí fazendo nada, os japoneses chineses estão estudando"! Então é melhor tomar um café e estudar nas poucas horas vagas que eu tenho nessa vida... me desejem sorte! :D

Comentários

  1. Parabéns Julia, sucesso nesse empreendimento.

    ResponderExcluir
  2. Sucesso filha nesta nova etapa se sua vida...

    ResponderExcluir
  3. Júlia parabéns por mais esta conquista, pela alegria q proporcionas a seus pais e irmã.
    Amei seu blog(anunciado por sua mamãe)felicidades e sucesso.Elisabete(Cmra.Elismar)

    ResponderExcluir
  4. Júlia, parabéns, vc vai longe, menina! Seus pais estão muito orgulhosos de vc e, eu, amiga dos seus pais, também estou. Bjs, Cleonice

    ResponderExcluir
  5. Parabéns Júlia, boa sorte, você merece pois é muito dedicada! Bjs..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OI JULIA! PARABENS DESEJO TODAS AS REALIZAÇOES NESTA SUA NOVA EMPREITADA. Bjs.

      Excluir
  6. Parabéns Julia!! :)
    Boa sorte e continue nos informando sober as novidades!!
    bjao! ;]

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Negócios na América Latina / Doing Business in Latin America

Top 10: comida de rua de Hong Kong

Viver em Hong Kong - O guia!