Medicina Tradicional Chinesa / Traditional Chinese Medicine

English version at the end of this post.

Uma das minhas grandes aflições desde criança é a minha quase constante alergia. Gatos, cachorros, pó, mofo, o que seja! Pra todo lugar que eu ia eu tinha que levar minha própria roupa de cama e lenços, muitos lenços de nariz. Que pé no saco!

Hoje em dia a situação melhorou um pouco, mas ainda não é legal acordar no meio da noite com um ataque de espirros, principalmente quando você precisa de energia para trabalhar e estudar no dia seguinte. Ou então ficar coçando o nariz durante um reunião com clientes... snif snif!

Pra tentar resolver esse problema de uma vez por todas, e de uma maneira nada convencional, ontem me consultei com um médico tradicional chinês!

Apesar de eu não conhecer muito sobre o assunto, a medicina tradicional é uma parte importante da cultura chinesa. As pessoas (principalmente os mais velhos) realmente levam a sério essa coisa de fluxos de energia, yin/yang, etc etc. Aqui existem milhares de lojinhas que vendem todo tipo de produtos naturais que podem melhorar sua saúde: desde ervas e óleos medicinais até insetos e frutos do mar secos, essência de galinha (?) e chifres de animais exóticos!



Apesar de tanta oferta de produtos, não é fácil encontrar um médico tradicional, principalmente porque não existe nenhuma informação sobre esses tratamentos em inglês. Felizmente um amigo me recomendou uma médica e lá fui eu para a consulta, preparando meu paladar e estômago para o pior, haha!

Falei com a médica sobre os meus sintomas e daí ela foi me examinar. O mais interessante é que não preciso mostrar minha língua, medir minha pressão nem nada! O que ela faz é simplesmente medir o meu pulso, como na foto abaixo:



O diagnóstico dela? 
Meus pulmões são fracos (minha mãe está pensando "eu já sabia"!) e meu sistema digestivo não funciona bem (embora eu nunca tenha percebido). Então tá, né.

No final ela separou uns pózinhos (nem me atrevi a perguntar o que era) em pacotes individuais e disse para eu misturar o conteúdo de cada pacotinho com água morna e tomar duas vezes por dia. Ah, e durante esse período eu não posso comer frango, pato nem frutos do mar! Qual a relação de frango com meus pulmões fracos? Não faço idéia, mas tudo bem, tenho que acreditar, né?

Hummmmmmm.... gotôso!

Ontem a noite eu misturei o pó com água e para minha surpresa, o negócio tem gosto de pó de miojo, sabor galinha! Hahaha, que bizarro! Mas podia ser pior!

Estou tomando esse remédio apenas por 4 dias, e depois preciso voltar na médica pra ela ver se funcionou. Depois eu conto como foi, e torçam para que dê certo! :)


***


One of my great afflictions since I was a child is my never-ending allergy. Cats, dogs, dust, mold, you name it! Every sleepover I’ve been as a kid, I had to bring my own bed sheets and lots and lots of facial tissues. What a pain in the ass!

Today the situation has improved a little bit, but still is no fun to wake up in the middle of the night for a sneezing session, especially when I need the energy for a full day of work and studies. Or to have an itchy nose right in the middle of a meeting with clients… achoo achoo!

To solve that once and for all, and in an unconventional manner, yesterday I had a consultation with a traditional Chinese doctor!

I actually don’t know much about this subject, but the Chinese traditional medicine is an important part of Chinese culture. People (specially the elders) really take all this energy flows, yin and yang, etc, very seriously. Here in Hong Kong there are thousands of little shops selling all kinds of natural products to improve one’s health: from herbs and medicinal oils to smelly dried seafood, chicken essence (?) and even horns from exotic animals!


Despite the huge market for these kinds of products, for foreigners it’s not easy to find a traditional practitioner in HK, mainly because there is little information about it in English. Luckily a friend recommended me to this doctor and I decided to give it a try, but already preparing my taste buds and stomach for the worst, haha!

I told her about my symptoms, and she decided to examine me. Most curiously, she didn’t ask me to put my tongue out or measured my blood pressure, and all that stuff that doctors do. She just measured my pulse, as shown in the picture below:


Her dyagnosis? My lungs are weak (my mom must be thinking “I knew it”!) and my digestive system does not work well (never noticed that). Alright...

At the end, she put some kind of powders (I didn’t dare to ask what that was) in these little individual bags and instructed me to mix the content of each packet with warm water, and drink it twice per day. Oh, and during this period, I cannot eat chicken, duck or seafood! The relation between chicken and lungs? No idea, but that’s ok. I’ve got to believe, right?

Nom nom!...

Last night I tried the medicine for the first time. For my surprise, it tasted like instant noodles, chicken flavoring! Hahaha, so weird! Well, it could be worse.

I am taking this medicine for just 4 days, and then I must schedule a new appointment with the doctor to see what to do next. I will tell you how it goes. Wish me good luck! :)

Comentários

  1. Parabens!! Hahaha Por fin voce consultou com a medicina tradicional chinesa! Desde que cheguei a Hong Kong minha namorada ajuda-me a consultar com um doctor de medicina chinesa em North Point! Quizás estou maluco mais eu gosto de ir com ele! hahahah Encuentro muito interesante que só precisa de medir o meu pulso.
    Claro, eu no falo bom cantonés, entao minha namorada tem que traducir a espanhol para mim! Mas penso que é una experiencia divertida!
    Tchau!

    ResponderExcluir
  2. Quero muito saber se funcionou. Eu acho muito genial esses médicos chineses! A minha mãe fala que funciona mesmo, o sonho da vida dela é aprender a ler pulso.

    Bjao!!

    ResponderExcluir
  3. Nossa, engraçado vc falar isso justo hoje. Deve ser a telepatia gêmica. Não dormi NADA essa noite, morrendo de alergia. Disse várias vezes pro André q estava me sentindo vc, hahaha! Manda esses negócios ae pra mim, ou hj mesmo vou procurar um médico convencional.. =/

    ResponderExcluir
  4. Vai funcionar, Julia! Meu Pai pratica a Medicina Chinesa em conjunto com a alopática faz muito tempo, e eu posso dizer que esses trecos funcionam mesmo haha :D Beijos!

    ResponderExcluir
  5. Caramba hahah. E uma vez eu vi um documentário da china que as pessoas se tratavam com picadas de abelha pra tratar as alergias... será q é bom? :D

    Mas eu também tenho mto alergia a pó e a gato... só que nas últimas semanas minha mãe ta fazendo uma homeopatia pra mim e aparentemente minha alergia a gatos desapareceu...

    ResponderExcluir
  6. hehe Jú, tá ótimo o post!! :D Vai com fé que quero saber dos resultados! mais aventura na sua vida, né, moça?! rsrs Beijão, adorei te ver e conhecer o Martin! Chico também gostou!!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Negócios na América Latina / Doing Business in Latin America

Top 10: comida de rua de Hong Kong

Viver em Hong Kong - O guia!