Conhecendo Taiwan

Semana passada passei uns dias em Taiwan! Essa ilha fica ao lado da China e é um destino turístico muito popular para quem é de Hong Kong. Eu e o Martin aproveitamos que foi feriado em Hong Kong, pegamos uns dias livres no trabalho e fomos pra Taiwan, atraídos principalmente pelos preços baratos, hehe.

Como vocês devem estar se perguntando, eu também me perguntei: mas, o que é Taiwan? É um país? Ou é parte da China?

Taiwan tem uma história muito interessante! No passado foi dominada por holandeses e espanhóis (e inclusive Taiwan é conhecida como Formosa, pelo nome dado pelos marinheiros portugueses no século XVI). Eventualmente ela foi incorporada ao império chinês, mas logo foi invadida e dominada pelos japoneses por mais de 50 anos, até o final da II Guerra Mundial.

Estátua de Chiang Kai-Shek, o presidente chinês que "estratégicamente" decidiu mudar a sede do governo para Taiwan!

O que aconteceu justamente nessa época foi o desfecho da Guerra Civil Chinesa, na qual o governo lutava contra o Partido Comunista que estava tentando chegar ao poder. Bom, como vocês já sabem, o partido comunista acabou ganhando, e o partido do governo decidiu transferir a sede da China para Taipei (a capital de Taiwan) e praticamente "fugiram" para lá. Isso criou a existência de dois "países" diferentes, embora ambos se considerem a China. Só que não, porque um é a República da China (Taiwan) e o outro é a República Popular da China (China comunista). Uma palavra pode fazer toda a diferença do mundo nesse caso, haha!

E pelo que eu vi, os Taiwaneses são muito orgulhosos de seus líderes, que apesar de tudo, são considerados os fundadores da China moderna, no começo do Século XX. Taiwan tem seu próprio governo, exército, moeda e etc, mas a China considera Taiwan apenas uma província rebelde. Eu até li que exite um entendimento que, se Taiwan se proclamar como país independente um dia, a China continental vai invadir Taiwan sem dó nem piedade! É uma relação meio tensa e muito esquisita! 

Deixando de lado a parte histórica e política, a capital Taipei é muito legal! Super moderna e desenvolvida, eu poderia morar lá fácil! Os moradores são super gentis e dispostos a ajudar e sem os hábitos estranhos da maioria dos chineses (falar alto, cuspir na rua, furar fila). Assim, tivemos tempo suficiente pra conhecer a cidade sem pressa, ver todos os pontos turísticos e conhecer a culinária local!

Taipei 101: um dos prédios mais altos do mundo!

Não tem como falar de Taiwan sem mencionar a comida! Aliás, sempre que eu perguntava para algum amigo "e aí, o que tem de bom pra fazer em Taiwan"? E todos respondia "a comida é muito boa"! Mas tá, quem viaja só pra comer, né? Mas quando você está lá da pra entender que a variedade de comidas também é parte da cultura do país, e você pode passar horas e horas visitando os mercados noturnos de Taipei e experimentando os mais variados pratos. Aqui vocês podem ver alguns exemplos:


Esse é chamado de "torrada caixão", porque eles abrem um buraco na torrada e colocam o recheio que você escolher (esse é de carne)!

Montanha de bolinhos chineses, normalmente para o café da manhã!

Essa barraquinha vendia pratos com porco. QUALQUER parte do porco. Eca!

Como tinhamos bastante tempo, tomamos um trem de 3 horas para ir a Hualien, uma cidade na costa leste de Taiwan, famosa por ser a casa do Parque Nacional Taroko (Taroko National Park), uma das principais atrações turísticas de Taiwan! O parque basicamente fica numa área de montanhas de mármore (por ser uma área vulcânica) muito altas, rodeadas por rios e com muitos caminhos no qual se pode fazer trilhas, escaladas, etc.

Infelizmente, quando chegamos descobrimos que houve um deslizamento de terra que bloqueou a estrada, então das 9 trilhas disponíveis normalmente, apenas 2 estavam abertas ao público. Acabamos visitando tudo no parque em apenas 1 dia, mas com certeza valeu a pena, o parque era muito bonito e as vistas das montanhas eram lindas!

Parque Taroko

Bom, não vou contar todos os detalhes da viagem, mas valeu muito a pena conhecer Taiwan! Principalmente no meu caso, que realmente estava precisando muuuuuito de férias! No trabalho as coisas andam super hiper mega corridas, e com os trabalhos de final de semestre do mestrado, eu estava extremamente cansada. E o bom da Ásia é isso: sempre tem um país novo pra conhecer! :)

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Negócios na América Latina / Doing Business in Latin America

Top 10: comida de rua de Hong Kong

Viver em Hong Kong - O guia!