Pular para o conteúdo principal

De regreso a Colombia!

Pois é amigos, acabo de voltar de Bogotá, Colombia!
(... na verdade acabo de voltar do Brasil, mas isso fica pra próxima!)

Para quem não sabe, em 2009 (nossa, já faz quatro anos), eu fiz meu primeiro intercâmbio da AIESEC na Colombia, mais precisamente na cidade de Medellín. Foi um intercâmbio curto, mas suficiente para fazer eu me apaixonar pelo país e, indiretamente, fez com que eu terminasse indo pra Hong Kong. Como? Já que o intercâmbio foi curto, eu comecei a buscar outro assim que voltei para o Brasil, mas essa já é outra história!

E na semana passada, tive a sorte de poder voltar para a Colômbia, mesmo que por poucos dias, e em uma viagem de trabalho, ou seja, nada de ficar passeando por aí (só um pouco, vai). E pra piorar ainda tive uma gastroenterite no meu último dia, que tive que passar de cama! Tudo graças às deliciosas, porém nada saudáveis, comidas colombianas.

Enfim, a viagem foi bem legal, consegui encontrar alguns amigos e foi divertido ver como os chineses estavam maravilhados em ver como a Colômbia é desenvolvida (credo, imagino o que eles pensavam antes, hahaha). Me senti em casa. :)

Foi interessante voltar a um de meus países favoritos como novos olhos e depois de tantas coisas que aconteceram desde eu morei lá. Apesar da nostalgia e de todas as lembranças que eu tive a cada esquina ou cenário familiar que cruzaram o meu caminho, tenho também a sensação reconfortante de ter tido uma experiência que, embora tenha sido mais curta do que eu gostaria, eu não mudaria em absolutamente nada!

Espero que eu ainda tenha muitas oportunidades de voltar para a Colombia!




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Top 10: comida de rua de Hong Kong

Se tem uma coisa que o povo aqui de Hong Kong adora é comer fora! Porém, com um estilo de vida tão atarefado, familias normalmente pequenas e apartamentos ainda menores, poucas pessoas tem tempo e disposição para cozinhar em casa. Além disso, Hong Kong oferece uma variedade enorme de opções gastronômicas para todos os gostos e bolsos, então normalmente é bem fácil encontrar restaurantes para matar a fome depois de um longo dia de trabalho.
Mas quando você quer comer algo rápido, o que você faz? Vai na padoca, pede um pão de queijo com pingado e segue com sua vida? A resposta (obviamente) é não. Mas quando falamos de lanches e comida de rua, Hong Kong oferece uma infinidade de opções que vale a pena provar! Algumas comidinhas são apenas para os mais corajosos, como vocês vão ver na lista abaixo, mas HK tem coisas deliciosas que já fazem parte do meu cardápio, haha!


Como curiosidade, listo abaixo 10 comidas de rua super interessantes de Hong Kong (em ordem aleatória). Importante mencio…

Como conseguir um visto de trabalho em Hong Kong (parte 1)

Eu já falei sobre isso em um post anterior, mas vira e mexe aparece a pergunta no grupo de brasileiros em Hong Kong no Facebook: como conseguir um visto de trabalho em Hong Kong? Por isso resolvi falar mais sobre como obter o tão sonhado visto de trabalho (uma vez que você receba uma proposta de emprego de uma empresa local).

No meu caso, por exemplo, eu tive que ir na cara e na coragem, já que depois de receber a proposta para trabalhar na ONG eu percebi que: 1) o escritório tinha apenas 10 funcionários na época e o RH era novo, e 2) como eu suspeitava, o cara do RH não fazia a menor idéia de como processar um visto de trabalho. Aliás, quando eu finalmente comecei a trabalhar, ele já tinha até se demitido, então vai vendo o nível...
Hong Kong é um lugar com ótimas ofertas de trabalho para profissionais qualificados. Porém, muitas empresas que nunca tiveram experiência com o processo do visto ficam meio desmotivadas em contratar estrangeiros e ter que cumprir os requisitos exigidos pe…

Viver em Hong Kong - O guia!

Estou de volta!
Aliás, nunca abandonei este meu belo blog, mas vários motivos de força maior me impediram de escrever nos últimos 6 meses, incluíndo preguiça e outras coisas mais importantes, como formatura, viagens, e até uma mudança de emprego! Mas sempre estive aqui, na boa e velha Hong Kong...
Nesses meses recebi vários emails de brasileiros que tem interesse de morar em Hong Kong e saber mais sobre a vida aqui. Para unir o útil ao agradável, resolvi dar uma ajuda e reunir algumas informações bem úteis para quem está interessado em vir passar uma(s) temporada(s) aqui.
Regra número 1 - Hong Kong não é China!
Eu já falei isso várias vezes aqui no blog, mas viver em HK é totalmente diferente de morar na China. Um exemplo: brasileiros podem vir pra HK a turismo sem precisar de visto e ficar aqui até 90 dias. Já para a China, brasileiros precisam sim de visto! Me empolguei e até fiz uma tabela com as diferenças mais marcantes entre HK e China:
Hong KongChinaPreciso de visto?NãoSimIdio…