Vida de estudante não é fácil!

Uma das razões que explicam minha ausência neste belo blog são os estudos.

Trabalhar e estudar não é para qualquer um. Realmente exige dedicação e disciplina, além de gerar uma imensa queda no tempo livre. E quando você mora sozinha, adicione o tempo de cuidar das tarefas domésticas e você perceberá que aquelas horinhas livres para ver os seriados que você baixou com tanta dedicação, ou para ler aquele livro tão interessante já não existem mais.

...A não ser que você adore passar seu tempo lendo sobre a evolução do sistema financeiro no século XX, ou assistindo documentários sobre a recente crise na Europa. Aí eu diria que a falta de vida social tempo não é um problema para você.

Exageros à parte, resolvi compartilhar com vocês um pouco mais sobre minha experiência no mestrado! É apenas o meu ponto de vista, mas espero servir como inspiração para quem quer saber um pouco mais sobre como é estudar aqui na Ásia, que com certeza tem os estudantes mais competitivos do mundo!

Em relação à qualidade de ensino, eu fiquei surpreendida: é realmente muito boa! Como eu falei neste post, as Universidades de Hong Kong são as melhores da Asia, e mesmo nos ranking mundiais dão um pau na minha gloriosa USP (infelizmente). A Chinese University of Hong Kong, onde eu estudo, é uma das mais tradicionais daqui e tem todos os recursos que você pode imaginar disponíveis para os alunos: boas bibliotecas, salas de estudos, salas de aula bem equipadas, etc etc. Em geral é bem parecida com as universidades brasileiras (as públicas, pelo menos), não só no sentido de ser um espaço público para os alunos, mas também para a comunidade em geral. E o melhor de tudo, sem greve, hehehe.

Claro, diga-se de passagem que as faculdades aqui, mesmo as públicas, não são grátis. Eu não sei como é feito o cálculo para o pagamento de cursos de graduação, mas para cursos de pós-graduação acho que os preços são fixos. Eu fiz uma rápida pesquisa e pelo jeito os preços aqui são beeem mais baratos que em universidades similares na Europa, o que é uma vantagem! Mas em compensação, o preço de morar em Hong Kong não é nada baixo.

Essa foto foi tirada na semana passada: foi no jantar de formatura da turma que se formou agora no meio do ano. Eu to lá no canto esquerdo!

Infelizmente em relação às "emoções" da vida universitária, eu não tenho muito pra falar, já que minha experiência se resume a trabalhar - ir pra classe (duas vezes por semana) - voltar pra casa - dormir, porque vida de proletária não é fácil, hehe! Claro, eu tento participar ao máximo das atividades sociais que o pessoal organiza, mas que também não são aquelas coisas. Churrascos e cervejadas definitivamente não existem por aqui. Jogos universitários? Pode esquecer! Os chineses gostam mesmo de jogar Candy Crush, hahaha!

Enfim, eu super recomendo vir estudar na Ásia! Não importa o curso, Hong Kong e China tem faculdades muito boas e certamente será uma experiência muito mais enriquecedora que estudar nos países com os quais já estamos mais familiarizados (diga-se: Europa).

Aproveitando que estou nessa pegada educativa, resolvi compartilhar um poema do bom e velho Fernando Pessoa, para incentivar o espírito aventureiro de quem quer vir para estes lados longínquos do planeta:

Valeu a pena? Tudo vale a pena
Se a alma não é pequena.
Quem quer passar além do Bojador
Tem que passar além da dor.
Deus ao mar o perigo e o abismo deu,
Mas nele é que espelhou o céu.

Comentários

  1. Olá Júlia. Ando a seguir o teu blogue com muito interesse pois para além de ser muito divertido, ando a procura de info sobre viver em HK, pois vou passar a residir aí a partir do próximo ano. Achas que me poderias dar alguma ajuda? Se sim, poderias contactar-me através de made.of.fudge@gmail.com ? Obrigada!

    ResponderExcluir
  2. Hola Julia,
    Comparto tu opinión de que estudiar una maestría part-time en HK te quita mucho tiempo libre. A mi me pasó lo mismo de que solo iba a trabajar, luego a clase y listo. Sin embargo, afortunadamente, en HKUST hay muchos estudiantes internacionales. Algunos de ellos tomaron la iniciativa de organizar eventos sociales donde pude conocerlos. Así pude conocer gente de India, Irán, China, Hong Kong y hasta de Brasil!!
    Afortunadamente ya solo te queda un semestre para graduarte, así que échale muchas ganas! Lo mejor para este 2014 venidero! Un abrazo!

    ResponderExcluir
  3. Olá, Meu nome é Vannicy. Estive na China há quase 2 anos atrás em Guangzhou e passei um mês. Gostei bastante da experiencia, do multiculturalismo e tal... Estou me planejando para mudar para ai no proximo ano, já que estou terminando meus estudos agora. Pensei em HK. Gostaria de saber aproximado valores de aluguel, da pos-graduação... se tiver essas informações seriam de grande ajuda. Obrigada pelo blog, é sempre bom saber que tem alguem brasileiro nessas terras tão longiquas... Ah meu email é vannicydaniele@hotmail.com

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Negócios na América Latina / Doing Business in Latin America

Top 10: comida de rua de Hong Kong

Viver em Hong Kong - O guia!