Poluição na China

A poluição é um dos maiores problemas enfrentados pela China hoje em dia. Para quem não ficou sabendo, há algumas semanas Shanghai alcançou níveis recordes de poluição. A visibilidade nas ruas era de mais ou menos 5 metros!!! Imagina você saindo de casa e envolto em uma nuvem de coisas tóxicas! Eca!

Infelizmente em Hong Kong a poluição também é um grande problema... Já que HK fica ao lado de uma das áreas de maior concentração de fábricas poluentes, na província de Guangdong. E por causa dos ventos que vão em direção ao mar, muitas vezes recebemos a poluição que vem da China. Pois é, aquela neblina que as vezes aparece não é causada pelo mar...

Hong Kong no início de dezembro :(

Claro, ninguém pode negar que a poluição é um mal de quase todas as grandes cidades. E que a maioria das pessoas não tem a opção de simplesmente se mudar para uma cidade mais verde e limpa. Mas sério, morar em um lugar onde todo dia você respira substâncias tóxicas que certamente vão encurtar a sua vida não é uma boa idéia, não importa onde seja e quanto dinheiro você ganhe para poder pagar um estilo de vida mais "saudável".

É bizarro ir para as cidades mais próximas daqui, como Shenzhen e Guangzhou, e sempre ver uma "névoa" que te impede de ver o sol e o céu azul num dia sem nuvens! O governo chinês diz que esta incentivando o desenvolvimento de tecnologias não poluentes, mas até lá eles com certeza vão gastar muuuito dinheiro cuidando dos problemas de saúde da população.

Shanghai

Dessa vez o governo chinês tentou conter a crise listando o lado "positivo" da contaminação ambiental -  a televisão estatal enumerou as "surpreendentes vantagens" da forte poluição das últimas semanas, dentre elas:

Aumentar a solidariedade entre os chineses, já que todos enfrentam o mesmo problema.

Alertar a população sobre os desafios do desenvolvimento econômico.

Enriquecer o conhecimento das pessoas sobre meteorologia.

Aumentar o bom humor dos chineses, que podem fazer brincadeiras com a fumaça.

... Oi?

Pode isso, minha gente? Claro, a reportagem causou revolta na população e logo foi misteriosamente apagada da internet, mas daí já era tarde demais, hehe. Não existe desculpa para o governo deixar que a poluição chegue a tal nível, e ainda fazer o povo de idiota com o 'lado bom' da poluição'. Mas enfim, essa história ainda vai ter muito pano pra manga!

Pra quem quiser ler mais, a reportagem completa está no IG.

Comentários

  1. Qdo estivemos aí, foi a unica coisa que achei negativo em Hong Kong, isto a 3 anos atrás, deve ter piorado muito. Beijos.

    ResponderExcluir
  2. Oi Julia. Estou em Hk ha tres semanas. Ainda estou me adapitando. Pretendo morar aqui, porem,fico muito tempo sozinha. Queria saber se vc conhece alguma comunidade de " ex patriados". Bju

    ResponderExcluir
  3. Ha pode parecer pretencioso, mas vou deixar meu email:
    naralouly@gmail.com

    ResponderExcluir
  4. Oi Julia, tudo bem? Me chamo Maíra e trabalho na produção do programa "O Mundo Segundo os Brasileiros", da Rede Bandeirantes. Estamos em busca de brasileiros que vivam em Hong Kong para participar do programa. Se tiver interesse em saber mais pode me mandar um e-mail: mcorrea@eyeworks.tv
    Obrigada!

    Maíra Corrêa

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Negócios na América Latina / Doing Business in Latin America

Top 10: comida de rua de Hong Kong

Viver em Hong Kong - O guia!