Top 10: comida de rua de Hong Kong

Se tem uma coisa que o povo aqui de Hong Kong adora é comer fora! Porém, com um estilo de vida tão atarefado, familias normalmente pequenas e apartamentos ainda menores, poucas pessoas tem tempo e disposição para cozinhar em casa. Além disso, Hong Kong oferece uma variedade enorme de opções gastronômicas para todos os gostos e bolsos, então normalmente é bem fácil encontrar restaurantes para matar a fome depois de um longo dia de trabalho.

Mas quando você quer comer algo rápido, o que você faz? Vai na padoca, pede um pão de queijo com pingado e segue com sua vida? A resposta (obviamente) é não. Mas quando falamos de lanches e comida de rua, Hong Kong oferece uma infinidade de opções que vale a pena provar! Algumas comidinhas são apenas para os mais corajosos, como vocês vão ver na lista abaixo, mas HK tem coisas deliciosas que já fazem parte do meu cardápio, haha!

Típica barraca de comida de rua de Hong Kong - eles tem de tudo!

Como curiosidade, listo abaixo 10 comidas de rua super interessantes de Hong Kong (em ordem aleatória). Importante mencionar que em Hong Kong, ao contrário do que muitos imaginam, você não vai encontrar insetos, escorpiões e órgãos reprodutivos de animais!

10. Bolinhas de peixe com curry (curry fish balls - ga lei yu daan): são pequenas bolinhas de uma massa misteriosa - dizem que é peixe. Eles fritam as bolinhas até elas alcancarem uma perfeita consistência emborrachada e adicionam molho de curry apimentado. O negócio é meio borrachudo mesmo, mas até que é gostoso e definitivamente mata a fominha que aparece entre as refeições! Essa é uma das comidas de rua mais típicas que você pode encontrar, e está presente em todas as barraquinhas de Hong Kong.



9. Waffle (Waffle - gaat zai beng): é basicamente um waffle com uma massa bem fofinha feita à base de ovos. O formato do waffle é redondo e a tradição aqui é passar manteiga, leite condensado e manteiga de amendoim no waffle e fechar como um sanduíche. É uma delicia, afinal, com leite condensado e manteiga de amendoim não tem como errar! E o peso na consciência por comer essa bomba calórica vem de graça com o waffle, haha!

Imagina o waffle quentinho com leite condensado e manteiga de amendoim, hummmmm...

8. Tofu fedido (stinky tofu - chau dau fu): essa é uma iguaria que chama muito a atenção dos estrangeiros que vem para cá, já que de longe é possivel sentir o cheiro inigualável de alguma coisa que parece estar estragada, muito estragada. Mas pelo contrário! A 'coisa estragada' é apenas tofu, fermentado com leite e outras especiarias, em um processo que pode demorar meses! Como os chineses conseguiram criar algo tão malcheiroso, porém comestível, eu não sei. Aliás, dizem que se você ignorar o cheiro, o sabor do tofu é bem gostoso, tem uma casquinha crocante e tal. Infelizmente meus instintos ainda não permitem com que eu coma algo com cheiro de lama misturado com vômito, eca!

Ainda bem que o cheiro não se transmite pelo computador! :P

7. Pastelzinho de Hong Kong (egg tarts - dan taat): esse é fácil de reconhecer! Sim, Hong Kong tem sua própria verão dos famosos pasteizinhos de Belém, uma das sobremesas mais tradicionais e gostosas de nossos irmãos portugueses! Eles chegaram em Hong Kong na década de 40, já que na época, nossa vizinha Macau ainda era uma colônia portuguesa. Hummm, eu tenho ótimas memórias de quando minha mãe trazia uma caixinha de pastéis de nata sempre que ela voltava de Portugal! Infelizmente os pastéis daqui deixam a desejar, já que seu ingrediente principal não é a nata (que junto com o açúcar fica muito doce para os paladares chineses) e sim o ovo. Pode me chamar de fresca, mas eu não sou muito chegada em comidas que tenham sabor muito forte de ovo, o que justamente é o caso do pastelzinho de Hong Kong (eu que inventei esse nome, hehe). Mas vale a pena provar com certeza!

Portugal ou Hong Kong?

6. Espetinhos variados: outra comida bem tradicional daqui são os espetinhos com os mais variados ingredientes: bolinhos de peixe, calamares, tentáculos de polvo, salsicha, intestinos, moelas e outros órgãos e/ou carnes misteriosas, haha! Como não pode deixar de ser, o espetinho é frito e depois temperado com molho apimentado, e normalmente o espetinho é servido dentro de um saco de papel para absorver o óleo.

Espetinhos misteriosos variados

5. Vegetais fritos com peixe ("three of a kind" - jeen yeung saam bo): como deu pra ver, a maioria da comida de rua em Hong Kong envolve frituras que não são nada saudáveis. Você pode pelo menos fingir que está comendo algo saudável e provar a variedade de vegetais fritos que as barracas de comida de Hong Kong oferecem - berinjelas e pimentões fatiados e recheados com uma pasta de peixe. É bem gostoso, e esse prato também pode ser encontrado em restaurantes normais.



4. Pão (Bun - bao): essa não é uma "comida de rua" típica, mas não posso deixar de falar sobre os diferentes tipos de pão que existem aqui, ainda mais quando comparamos às tão tradicionais padarias brasileiras. Infelizmente a expressão "pão de cada dia" não é algo muito popular por aqui, e os hongkoneses preferem algo com mais sustância para o café da manhã (como noodles, por exemplo). Mas HK tem várias "padarias", que são pequenas lojas que vendem pães que normalmente são recheados - mais ou menos o que seria um "salgado" no Brasil. É um lanche popular para quem quer comer algo rápido e fácil, que não faça tanta sujeira, hehe. Os sabores são quase infinitos: queijo e presunto, atum, milho, coco, o de chocolate é o meu favorito! Mas hoje em dia são poucas padarias que preparam o pão na hora; a maioria só vende pãezinhos industrializados.

Uma padaria típica de Hong Kong: você pega uma bandeja na entrada, escolhe os pães que você quer e paga no caixa. O problema é quando está tudo em chinês: eu sempre confundo pães salgados por doces e vice-versa, hehe...

O pão mais famoso de Hong Kong com certeza é o pão de abacaxi (Pineapple Bun, ou Bo Lo Bao) - Alias, a palavra em cantonês para abacaxi, bo lo, é a minha favorita, porque a pronúncia é muito parecida com a de 'bolo', haha! Bom, por incrível que pareça o pineapple bun não tem abacaxi na receita: o nome vem da cobertura de açucar, que normalmente tem um formato xadrez parecido com um abacaxi. Esses chineses são muito criativos mesmo!

Se olhar beeeem de perto até lembra um abacaxi...

3. Waffle de Ovo (Egg Waffle - Gai Dan Dzai): (não confundir com o número 9, waffle com leite condensado) Esse é o meu favorito! Como vocês podem ver na foto, o nome vem do formato de "ovos" que compõe o waffle, que é crocante por fora e macio e quentinho por dentro! Perto da minha casa tem um lugar que vende esses waffles e sempre tem uma fila enorme de turistas querendo provar esta iguaria típica de Hong Kong! Se existisse um onde os ovinhos fossem recheados com nutella seria perfeito, hahaha!



A loja perto de casa, sempre bombando de gente!

2. Pudim de arroz e feijão (sticky rice pudding - put chai gou): para paladares brasileiros a idéia de um pudim de arroz e feijão é extremamente bizarra, haha! Mas esse pudim é doce mesmo, feito de açúcar e arroz bem cozido até ter uma consistência mais 'grudenta', e o feijão (também doce) é adicionado como recheio. O pudim é preparado em pequenas tigelas e depois de pronto, ele é transferido para uma espécie de palito mais longo (como o de churrasco) e está pronto para comer! E é bom comer antes que esfrie! Depois de quase 5 anos morando em Hong Kong, foi só na semana passada que eu comi esse pudim pela primeira vez. Gostoso? Mais ou menos... os doces chineses tendem a ser não tão doces assim, e daí o gosto fica meio sem graça. No geral eu prefiro meu arroz e feijão temperados com sal e alho, acompanhados com bife e batata frita!



1. Comida do 7-11! Para quem não sabe, 7-11 são as lojas de conveniência que existem em cada esquina aqui em Hong Kong! Eles vendem de tudo: bebidas, balas, outros ítens de primeira necessidade e comida, claro! Os pratos prontos do 7-11 são extremamente baratos, apesar de não serem a coisa mais gostosa da face da terra, eles quebram um galho, principalmente quando você é uma intercâmbista pobre como eu fui um dia, haha! Além disso, os noodles com alho e pãezinhos estlio gyoza que eles vendem são muito populares entre as pessoas que querem comer algo rápido antes de ir para o escritório. Obviamente, a comida do 7-11 não é algo tradicional de Hong Kong, mas no final das contas, é algo que faz parte do dia-a-dia de grande parte da população daqui!

Típico menu do 7-11!

Ufa, espero que vocês tenham gostado da lista! Eu poderia listar outras infinitas comidas de rua de Hong Kong, mas essas representam bem os gostos locais dessa cidade tão gastronômica! Como sempre, fica o convite para quem quiser visitar HK e se apaixonar pelos sabores que existem aqui! :)

Comentários

  1. Oi Julia, muito bom o seu blog já vai me ajudar, fiquei com água na boca para experimentar o waffles. sugestões: restaurantes/comidas e pontos turísticos diferentes e interessantes. Com o inglês é fácil se locomover ai? Abs. Fabio

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Negócios na América Latina / Doing Business in Latin America

Viver em Hong Kong - O guia!