Minha experiência usando Airbnb

Olá amigos! Desculpem pela demora, mas 2015 me deixou super ocupada! Viagens, trabalho e “otras cositas más”... não tá facil pra ninguém! ;)

Apesar da distância eu sempre penso no blog como um velho amigo que eu mal posso esperar para rever e contar todas as novidades. E olha que eu tenho muita coisa pra contar! Para comecar de leve, vou contar um pouco mais sobre a minha experiencia usando o Airbnb, que eu usei bastante em minhas ultimas viagens.



Se você ainda mora debaixo de uma pedra, eu explico brevemente o que é o Airbnb: é uma plataforma onde as pessoas podem alugar seus quartos ou casas para turistas por curtos períodos de tempo. Além de uma interface simples e fácil de usar, eles prezam para que os anunciantes coloquem fotos e informações de boa qualidade e atualizadas para mostrar como realmente é o lugar onde você vai ficar. As recomendações e comentários de outras pessoas que já se hospedaram nos lugares também ajuda bastante.

A idéia de ficar na casa de um desconhecido quando você viaja pode parecer meio estranha, por mais que você esteja pagando pela estadia, não tem como não sentir que você esta “invadindo” a privacidade de outra pessoa. Mas a lei da oferta e demanda é assim: se alguém oferece um espaço em sua casa por um preço camarada, por que não aceitar?  E é aí que se encontra a maior vantagem do AirBnB, de funcionar como um intermediário na hora de você escolher onde quer ficar, oferecendo todas as informações para que você possa tomar a decisão certa, de maneira confiável.

Eu usei o Airbnb em três ocasiões durante minha última ida ao Brasil, quando também aproveitamos para viajar a Buenos Aires, Argentina e Montevidéu, no Uruguai. Felizmente todas as três experiências foram bem positivas! As fotos correspondiam à realidade dos apartamentos que alugamos, não tivemos nenhum grande problema nos apartamentos e também não nos preocupamos com horários de check-in e check-out, como aconteceria em um hotel.


Nosso apartamento gigante em Buenos Aires. Afinal, éramos 9 pessoas!

Pois bem, eu reuni abaixo algumas dicas para você seguir antes de alugar um AirBnb em sua próxima viagem:

  • Sempre entre em contato com a pessoa alugando o Airbnb no qual você está interessado. É sempre bom dar um oi, saber um pouco mais sobre o local, e combinar os horários de chegada e saída.
  • Através do Airbnb, nem sempre você encontra as mesmas ‘amenidades’ que em um hotel: toalhas, xampu, condicionador, etc. Mesmo para outros ítens como roupas de cama, cobertor, não necessariamente estes vão estar em padrões de limpeza aceitáveis (o que não é legal para quem tem certas alergias). Se possível, combine esses detalhes com antecedência.
  • Verifique se os aparelhos domésticos e eletronicos funcionam mesmo! De que adianta oferecer uma casa com lavadora, secadora, home theater e o diabo a quatro, se nenhum desses aparelhos funciona! Nós tivemos problema com a lavadora quando usamos o AirBnb em São Paulo e em Montevidéu. No final tivemos q voltar pra Hong Kong com roupas molhadas na mala.
  • O mesmo serve para os utensílios na casa. As vezes ninguem usa louças e talheres na casa há anos, e quando você vai usar eles estão meio sujos e empoeirados.
  • Internet! Confira se a internet está funcionando na hora em que você recebe a chave, para que qualquer problema possa ser resolvido rapidamente pelo dono. Quando estávamos em Montevidéu, os hóspedes anteriores usaram toda a internet do contrato do apartamento, e a gente ficou sem internet durante toda a nossa estadia.
  • Cuide bem de suas coisas! Isso pode parecer óbvio, mas o fato de você não estar em um hotel não significa que você está mais ‘seguro’. Eu prefiro deixar todas as minhas coisas dentro da mala trancada quando eu saio durante o dia.
A bela vista de nosso Airbnb no Uruguai (porém sem internet)

Essas são algumas das dicas mais valiosas que eu posso compartilhar sobre minha experiência com o Airbnb. Não, eles não estão me pagando para escrever esse post. Eu só achei legal poder dividir minha experiência, e espero que essas informações sejam úteis se vocês estiverem interessados em usar a plataforma no futuro.

Se vocês têm outras dicas, ou apemas querem contar suas experiências usando o Airbnb, é só escrever nos comentários! :)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Negócios na América Latina / Doing Business in Latin America

Top 10: comida de rua de Hong Kong

Viver em Hong Kong - O guia!