O inverno está chegando!

Hoje vou contar a história de como o inverno pegou todo mundo de surpresa aqui em Hong Kong esse ano! Depois de um verão longo e quente, dá uma baita preguiça tirar os casacos do armário e sair nas ruas com frio e chuva. Eu, como boa brasileira, adoro calor e prefiro derreter no forno no qual Hong Kong se transforma no verão, do que ter que andar por aí com várias camadas de roupa!

“Como é o clima no Brasil?” Essa é uma pergunta que eu ouço frequentemente de meus amigos chineses, mas é dificil de responder. Afinal, como falar sobre o clima de um país de proporções continentais? Os chineses sempre tem aquela imagem do Brasil de praia, sol e coqueiros, então  muitos ficam supreendidos quando eu falo que o país tem vários climas diferentes e que inclusive pode fazer muito frio em algums lugares! Como eu sou de São Paulo, a explicação fica ainda mais fácil: “de onde eu venho o clima é parecido com Hong Kong, só que menos extremo: nem não quente e úmido no verão e um pouco menos frio no inverno”. Simples!

Normalmente o clima aqui em Hong Kong é bem agradável. Mas isso depende se você precisa trabalhar de terno e grava, por exemplo, hehe. Por estarmos na costa, o clima é sempre bem úmido, então a primavera é extremamente abafada e o verão é ensolarado e úmido (com pancadas de chuva e os eventuais tufões). O outono é ótimo, com calor e tempo seco e o inverno é frio (entre 10 a 15 graus) e normalmente seco também.

Mas, mês passado fez um frio do caramba aqui em Hong Kong! Nesse dia, eu, o Martin e alguns amigos tivemos a não tão brilhante ideia de fazer uma trilha durante a tarde (supostamente ia fazer sol). Nos agasalhamos bastante e lá fomos nós subir a montanha em Wong Tai Sin, que fica mais ou menos na area ‘centro-norte’ de Hong Kong.

A vista! Dá pra ver toda a cidade!

Começamos bem, afinal depois que você se aquece nem dá pra sentir tanto o frio, que na hora era de mais ou menos 5 graus. O sol infelizmente não saiu, mas sem problemas, a gente aguenta! Paramos para tirar fotos da vista, que estava super bonita, quando vimos que a umidade do ar estava congelando nas folhas das árvores. Esse foi o primeiro sinal de que não era uma boa ideia fazer a trilha haha! Mas como tinhamos acabado de começar, seguimos adiante, esperançosos de que o sol fosse sair.

Muito pelo contrário, foi ficando cada vez mais frio, mais frio, até que os termômetros estavam marcando 2.5 graus!! Brrrrrrr! Alguns celulares de amigos do nosso grupo simplesmente pararam de funcionar, e quando chegamos mais ou menos no topo do morro, começou a cair uma chuvinha fina que congelou o caminho que estávamos subindo! A estradinha estava super ecorregadia e toda a vegetação ao redor estava completamente congelada.


Tudo congelado.

Esse foi o sinal definitivo de que era hora de voltar! Fomos descendo lentamente morro abaixo e a essas alturas já estávamos morrendo de frio! Olhando pra cima, podíamos até ver um ou outro minúsculo floco de neve caindo. Eu vi neve caindo, gente! #sqn


Literalmente tudo congelado.

Depois de uma longa caminhada, finalmente voltamos à civilização e paramos pra tomar um café bem quente. Mas olha, levou umas boas horas até meus pés e mãos voltarem a temperaturas não-cadavéricas.

De fato, essa foi a maior onda de frio a atingir Hong Kong nos últimos 60 anos! Para um lugar que está acostumado a passar boa parte do ano no calor tropical, chegar a 2,5 graus é muito extremo. E apesar de nossa ideia besta de sair para passar frio, pelo menos conseguimos voltar sãos e salvos para a cidade. Outras pessoas que tiveram a mesma brilhante ideia se deram muito mal: foram até as regiões mais elevadas de Hong Kong, para ver se nevava e acabaram sofrendo de hipotermia! E como as ruas estavam congeladas, o resgate não consegui chegar a esses lugares mais remotos e os bombeiros tiveram que salvar as pessoas no braço mesmo.

Essa não é a história mais emocionante da minha vida, mas foi uma experiência divertida! Claro, fica fácil falar isso agora que o frio já passou e voltamos a ter temperaturas aceitáveis. Infelizmente está todo mundo comentando que nos próximos dias vai voltar a fazer muito frio :( 
Faça chuva ou faça sol, eu sei que já estou contando os dias para o verão chegar!

Comentários

  1. É muito verdade isso de que depois que passa fica tudo bem. Quando vc lembrar da história, vai lembrar do frio, mas não vai sentir o frio, então fica só a história da aventura. É igual quando a gente viaja e fica com bolha no pé, na hora atrapalha, dói e enche o saco, mas depois quando vc lembra da viagem e das coisas que aconteceram, dificilmente esses incômodos viram fator. Então acho que sempre vale muito a pena!

    bjs

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Negócios na América Latina / Doing Business in Latin America

Top 10: comida de rua de Hong Kong

Viver em Hong Kong - O guia!