Desafio aceito e superado!

Na semana passada eu vi muitos amigos no facebook postando uma foto em preto e branco com a legenda 'Desafio aceito'. Essas 'campanhas' aparecem de vez em quando na internet, e logo foi revelado que o desafio é em apoio ao combate contra o câncer.

Amig@s, sejamos sinceros: sabe o que colocar uma foto em preto e branco com uma legenda misteriosa faz sobre luta contra o câncer? Absolutamente nada.

Eu sei, muitos de nós já fomos afetados pelo câncer em famíliares e outros entes queridos. É uma luta longa, dolorosa e nem sempre com final feliz. Mas, ao invés de simplesmente seguir essas modas (por sinal, ninguém sabe de onde vêm essa de #desafioaceito) porque não fazer algo concreto para ajudar milhares de pessoas que são diagnosticadas com câncer todos os anos?

Doar para instituições de pesquisa no tratamento contra o câncer, ser voluntário em hospitais e até coisas super simples como doar sangue e se registrar como doador de medula óssea ou de órgãos. Essas são apenas algumas de muitas coisas que você pode fazer para ajudar os pacientes de câncer e de outras doenças. Infelizmente, muitas pessoas diagnosticadas com câncer não tem recursos financeiros para ter acesso ao tratamento da doença, que costuma ser longo e debilitante :( Por isso, cada centavo ou minuto doado pode fazer uma grande diferença!

Porque eu estou falando sobre isso? 

Aí vai a minha história:

Em junho desse ano eu fiz uma cirurgia para a retirada de um tumor maligno no meu braço esquerdo. O tumor em questão era um sarcoma, que representa aproximadamente 1% dos casos de câncer em adultos e atinge os chamados 'tecidos moles' do corpo, como músculos, vasos sanguineos, cartilagem, gordura, etc.

No meu caso, antes mesmo do drama começar, ele já terminou: por ser detectado cedo, ser muito pequeno e estar em um lugar de fácil “alcance”, o único tratamento foi a remoção cirurgica do câncer (junto com um pedacinho considerável do meu braço, como vocês podem ver na foto). Não terei que passar por tratamentos mais agressivos e já posso seguir com a vida normalmente.

Normalmente na medida do possível, né. Afinal, por mais que eu tenha sido extremamente sortuda em ter essa doença devastadora dando apenas um “arranhãozinho” na minha vidinha pacata, os três meses que eu passei fazendo exames, esperando resultados e em consultórios médicos foram de muita incerteza e ansiedade.

Peço desculpas para os amigos (quase todos) que estão descobrindo isso só agora. Foi tudo tão rápido! O susto de ter algo que pode ter consequências tão sérias e a espera constante da próxima consulta médica / exame / resultado de exame / cirurgia sempre me deixaram na expectativa de “esperar só mais um pouquinho” para contar pra todo mundo. E bom, agora que eu estou em remissão, eu acabei nem tendo a chance de comemorar essa importante vitória com meus amigos queridos, estejam perto ou distantes!

Da foto acima à esquerda, e em sentido horário: o tal tumor crescendo no meu braço; eu, glamorosa, logo depois da cirurgia haha; a cicatriz ainda com os pontos; eu hoje em dia. Não dá pra ver nas fotos, mas de lado parece que alguem tirou uma colher de chá do meu braço. :P

As fotos não mostram exatamente o que aconteceu em ordem cronológica. Eu fiz duas cirurgias, já que na primeira o médico achou que era um cisto, e não um tumor. Quando descobriram que o tumor era maligno eu fiz a segunda cirurgia (a das fotos) para tirar mais 'tecido' do meu braço.

O que eu realmente quero dizer é CUIDEM-SE! Todos temos vidas atribuladas com trabalho, estudos e outros compromissos que muitas vezes nos impedem de cuidar da saúde. Principalmente quando somos jovens e dificilmente atingidos por condições sérias, como o câncer. Se algo parece errado, você sente uma dorzinha persistente em algum lugar do seu corpo, vá ao médico! Os custos e a inconveniência de perder algumas horas do seu dia para ir ao médico ou fazer exames não vale a preocupação de ter algo mais sério lá na frente. Prevenir é definitivamente o melhor remédio! 

Obrigada a todos que tiveram um tempinho para ler o meu depoimento! :) Eu sei que compartilhar algo tão pessoal pelo blog não é o ideal, mas é um meio oportuno para aumentar a conscientização sobre o Sarcoma e outros tipos de câncer ‘silenciosos’ que existem por aí. Para quem quiser saber mais detalhes, estou à disposição via facebook, whatsapp, telefone, correio, cartão postal e sinais de fumaça, hehe!

Comentários

  1. Julia, que bom que está tudo bem com vc!!! Muita saúde sempre :)

    ResponderExcluir
  2. No puedo creerlo! Que bueno que estás con salud y que fue detectado a tiempo. Debemos seguir tus consejos y ser más conscientes con nuestra salud! Abrazo!

    ResponderExcluir
  3. Mas que susto, Julia! Passar por isso aqui na Chineslândia deve ter sido uma barra. Cuide-se! Raf.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Negócios na América Latina / Doing Business in Latin America

Top 10: comida de rua de Hong Kong

Viver em Hong Kong - O guia!