A maior escada do mundo!
A BBC publicou ontem um artigo muito legal sobre um dos simbolos mais icônicos de Hong Kong: suas famosas escadas rolantes!
À primeira vista pode parecer estranho pensar na importância que escadas rolantes podem ter para uma cidade. Nós estamos acostumados a ver escadas rolantes em shoppings e edificios comerciais, cujo principal objetivo é apenas a comodidade dos visitantes.
fonte: virtualtourist.com |
Mas em Hong Kong, uma cidade de clima extremamamente quente e abafado, as escadas rolantes são uma parte importante da 'infrestrutura' da cidade! E as escadas rolantes de Mid-levels são um bom exemplo de como uma intervenção simples causou grandes mudanças na dinâmica desse bairro tão famoso de Hong Kong.
Mid-levels (que literalmente significa 'nível do meio' - nesse caso entre o mar e o famoso Victoria Peak) é um dos bairros mais pop de Hong Kong. Eu diria que é a Vila Madalena de São Paulo, haha, incluindo as ladeiras e tudo! Suas ruazinhas apertadas e íngremes fazem com que os Mid-levels sejam um lugar ideal para lojinhas independentes, marcas descoladas, bares e outras atividades de comércio hipsters alternativas.
As escadas rolantes são realmente uma mão na roda - sacaram o trocadilho? - para quem visita a região. Como eu falei, Hong Kong é muuuuito abafado no verão, então basta subir as ladeiras por poucos minutos e logo você já está suando, eca! As escadas resolvem esse problema: não aliviam o calor, mas pelo menos evitam que a maquiagem derreta e as famosas 'pizzas' debaixo do braço.
As escadas rolantes vistas de cima. Fonte: virtualtourist.com |
Minha área favorita de Mid-levels é em Soho, onde existem vários bares e restaurantes muito bons... e caros. Para minha sorte, muitos restaurantes na área oferecem uma promoção de 2-por-1 às segundas-feiras!
Se você vier a Hong Kong, eu definitivamente recomendo passar uma tarde passeando pelas escadas!
Comentários
Postar um comentário