Como conseguir um visto de trabalho em Hong Kong (parte 1)


Eu já falei sobre isso em um post anterior, mas vira e mexe aparece a pergunta no grupo de brasileiros em Hong Kong no Facebook: como conseguir um visto de trabalho em Hong Kong? Por isso resolvi falar mais sobre como obter o tão sonhado visto de trabalho (uma vez que você receba uma proposta de emprego de uma empresa local).

No meu caso, por exemplo, eu tive que ir na cara e na coragem, já que depois de receber a proposta para trabalhar na ONG eu percebi que: 1) o escritório tinha apenas 10 funcionários na época e o RH era novo, e 2) como eu suspeitava, o cara do RH não fazia a menor idéia de como processar um visto de trabalho. Aliás, quando eu finalmente comecei a trabalhar, ele já tinha até se demitido, então vai vendo o nível...

Hong Kong é um lugar com ótimas ofertas de trabalho para profissionais qualificados. Porém, muitas empresas que nunca tiveram experiência com o processo do visto ficam meio desmotivadas em contratar estrangeiros e ter que cumprir os requisitos exigidos pelo Departamento de Imigração de Hong Kong, que podem ser bem chatinhos.

Immigration Tower, onde fica o Departamento de Imigração de Hong Kong (fonte: dontstopliving.net)

Mas não mude de canal ainda, amiguinho! Vou mostrar que conseguir o visto de trabalho não é um bicho de sete cabeças como muitos imaginam, e que você - sim, você! - pode tocar o processo sozinh@ para seu novo empregador sem problemas! Umas das coisas que eu admiro em Hong Kong é isso, eles são super claros e transparentes sobre os processos e requisitos para se trabalhar na cidade legalmente.

Ressalva importante: as informações fornecidas nesse blog não são garantia de um visto de emprego. São apenas relatos da minha experiência e de outras pessoas. E como eu falei no começo, o primeiro passo para obter um visto de trabalho é já ter uma oferta de trabalho de uma empresa baseada em Hong Kong. Não coloque a carroça na frente dos burros!

O que você precisa é, basicamente:

1) Contrato de trabalho: em qualquer lugar do mundo, vamos concordar que contrato é um ítem básico. Depois que você recebeu uma proposta, negociou o salário, dias de férias e etc, a empresa deve preparar um contrato, com a natureza do trabalho, sua posição na empresa, salário mensal, benefícios e outros. Quanto mais detalhes, melhor.

Sobre o salário, Hong Kong está tão cara que eu ouvi falar que o mínimo mensal que um recém-graduado precisa receber para que o Departamento de Imigração possa “abrir” o caso é de 3 mil dólares americanos. Não sei se isso é realmente verdade, mas não duvido que seja uma medida do governo para incentivar as empresas a dar preferência a trabalhadores locais.

2) Formulários: os únicos formulários que devem ser preenchidos são: o ID990A, preenchido pelo candidato com dados pessoais, qualificações profissionais e informações sobre empregos anteriores. O formulário é chatinho de ler, mas fácil de preencher. O outro é o ID990B, que deve ser preenchido pelo seu futuro empregador. Esse é um pouco mais complicado, já que ele deve justificar:
- Descrição das responsabilidades do cargo (o que normalmente também está descrito no contrato);
- Se essa não é uma vaga nova, quais foram os requisitos da vaga e salários no passado;
- Porque a empresa quer trazer um estrangeiro para o cargo, ao invés de contratar um local.

Aí é que as coisas podem ficar mais complicadas. Afinal, como justificar que a empresa prefere se dar ao trabalho de contratar uma pessoa de fora, ao invés de alguém de força de trabalho local? A verdade é que, em muitos casos, empresas estrangeiras tendem a preferir funcionários ‘ocidentais’ que falem inglês fluente e já tenham uma mentalidade mais fácil de se adaptar a um ambiente de trabalho internacional. Injusto? Talvez, porém verdade.

Se você se encontrar nessa situação, o melhor é você mesmo preparar as respostas para essas perguntas e pedir para o seu empregador colocar essa justificativa em uma carta e mandar com o resto da papelada. É importantíssimo preparar bons argumentos e ninguém melhor do que você mesmo para demonstrar que é a pessoa certa para o trabalho.

3) Certificados e qualificações: agora é hora de juntar o seu currículo (em inglês), procurar nos confins do seu computador aquela cópia escaneada do seu diploma e outros cursos, cartas de recomendação e quaisquer qualificações que sejam relevantes para o seu novo emprego.

Tem que estar tudo em inglês? Sim. E se possível uma tradução juramentada, e certificada pelo consulado daqui (acho que o consulado pode recomendar alguns tradutores). Quando eu apliquei para o visto de trabalho, eu não fiz a tradução juramentada - eu mesma traduzi meu diploma e histórico universitário, fazendo uma tradução bem fiel e com a mesma formatação dos originais em português e foi aceito. Mas, na dúvida, acho menos arriscado juramentar as traduções.

Dúvida: eu preciso ser muito qualificado para conseguir um trabalho em Hong Kong? Sim! No mínimo um diploma universitário e alguns anos de experiência são indispensáveis. Existem exceções para trabalhos que requerem habilidades muito específicas (como dançarinos, chefes de cozinha, modelos, jogadores ou instrutores de futebol, etc). Já para trabalhos corporativos, não tem jeito.

Mas eu só quero juntar um pé de meia, para mim qualquer trabalho está bom! Se esse é o seu caso, Hong Kong infelizmente não é para você. Ao contrário de muitos países que fazem vista grossa em relação a contratação de imigrantes ilegais, aqui pouquíssimas empresas se arriscam a contratar trabalhadores ilegalmente, já que as multas podem ser altíssimas! Mesmo para trabalhos que exigem poucas qualificações (garçom, lavador de pratos), é obrigatório que a pessoa tenha residência ou visto de trabalho. Porém, o salário para trabalhadores nessa área está ao redor de 1.5 a 2 mil dólares, ou seja, bem menos que o mínimo supostamente exigido pelo governo para fornecer um visto de trabalho.

Já ouvi histórias de pessoas que vieram para Hong Kong durante as férias de verão como estagiários com o visto de turista. Ou seja, eles trabalhavam normalmente e a cada 60 ou 90 dias tinham que sair de Hong Kong e entrar novamente como turista. Eu não dúvido que muitas empresas façam isso, mas não se engane, isso também é ilegal, e eventualmente o Departamento de Imigração vai passar rondando.

Bom, acho que já falei muito. No próximo post vou falar mais sobre o resto do processo de obtenção do visto de trabalho e mais algumas informações úteis. Até lá!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Negócios na América Latina / Doing Business in Latin America

Top 10: comida de rua de Hong Kong

Viver em Hong Kong - O guia!