O vírus de Wuhan

Não tá fácil morar em Hong Kong esses dias! Depois de meses de tensão e caos por causa dos protestos, a cidade está enfrentando uma nova ameaça vinda da China: o coronavírus de Wuhan. Alías, não só Hong Kong, mas muitas cidades na Ásia e ao redor do mundo já estão em estado de alerta em relação a esse misterioso e supostamente fatal vírus.

Em Hong Kong, com tantas conexões com a China continental, e com milhares de viajantes indo e vindo todos os dias, as autoridades e a população estão bem preocupados com possíveis contaminações. Até o momento, cinco casos do vírus foram confirmados por aqui e os pacientes estão sendo tranferidos para áreas de quarentena dos hospitais locais. O governo está monitorando situação nas fronteiras terrestres e aeroportos e pedindo para todos os moradores que estejam apresentando sintomas como febre, tosse e problemas respiratórios para irem ao hospital para testes.

A cidade de Wuhan é o epicentro da atual crise. Hong Kong fica no circulo vermelho indicado no sul da China. Fonte: Globo/G1.

Para piorar a situação, hoje começa o ano novo chinês, o principal feriado do ano. Na China, onde milhões de pessoas aproveitam o feriadão para viajar, está um clima de medo geral e muitas gente já cancelou seus planos. Em Wuhan, o marco zero do vírus, e cidades próximas, o governo suspendeu todos os meios de transporte e mandou todo mundo ficar em casa. Em Hong Kong, vários eventos foram cancelados, como por exemplo a parada do ano novo chinês e a maratona da cidade.

Todo esse cenário apocalíptico pode parecer digno de um filme de terror. Mas, para o bem ou para o mal, são medidas necessárias para evitar a disseminação do vírus, ainda mais em uma das cidades mais densamentes povoadas do mundo. Em 2003, Hong Kong sofreu muito com um vírus semelhante, a SARS, que matou quase 300 pessoas e causou uma crise econômica profunda na cidade.

Os fantasmas da SARS ainda pairam sobre Hong Kong, que desde então tem tomado medidas sérias para evitar que qualquer tipo de doença se espalhe: praticamente todos os prédios e shoppings da cidade tem avisos de "este elevador / corrimão / maçaneta é desinfetado a cada 2 horas," e os cidadãos locais já estão resignados a viver sob um ar condicionado congelante em áreas públicas, lojas e escritórios, o que supostamente "diminui a incidência de bactérias e doenças." Sei não, hein.

Eu não curto muito esse look 'misterioso' hehehe

Bom, a epidemia ainda é recente então não dá pra saber o que vai acontecer ou se as coisas vão piorar. Eu confesso que toda essa situação me deixa cada vez mais descrente na capacidade do governo chinês de controlar esse tipo de problema, que são muitos, apesar da imagem que eles tentam passar de nação moderna e desenvolvida. O vírus supostamente teve origem na carne de animais silvestres em um dos mercados ao ar livre de Wuhan, que estavam à venda para consumo humano! Rumores dizem que o vírus vem da carne de morcego! Ecaaaa!

Fiquem ligados, mais notícias em breve! E feliz ano novo chinês! :)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Negócios na América Latina / Doing Business in Latin America

Top 10: comida de rua de Hong Kong

Viver em Hong Kong - O guia!