A vida nos tempos do coronavírus

E as coisas pioraram. O pânico a respeito do coronavírus está afetando a China, Hong Kong e muitos países na Ásia e no mundo inteiro.

Aqui em Hong Kong, desde o ano novo chinês, a maioria das empresas pediu para seus funcionários trabalharem de casa para evitar o risco de contaminação. Outra grande preocupação era em relação às milhões de pessoas viajando durante o feriado: muitos países não perderam tempo e cancelaram voos para a China. Hong Kong compartilha 14 postos de imigração com a China continental (9 terrestres, 4 marítimos e um áereo), e depois de algumas semanas a pressão popular fez com que apenas três fronteiras continuem abertas. Todas as pessoas que vem da China para Hong Kong são obrigadas a ficar 14 dias em quarentena, em casa ou em centros médicos distribuídos pela cidade.

Como dá para imaginar, a cidade está estranhamente vazia e tranquila. Depois de tantos meses de protestos, o vírus era o que faltava para que Hong Kong virasse um fantasma da cidade frenética e movimentada que sempre foi. Não só isso, todo mundo saiu correndo para comprar máscaras, e os estoques existentes na cidade logo acabaram. As lojas que ainda tinham para vender, viram filas quilométricas se formando, de pessoas tentando comprar máscaras, que nem são tão eficientes assim. Esse video mostra bem o tamanho de uma das filas:


Pode parecer uma boa fazer um home office 'forçado.' Mas para mim, a novidade de poder ficar em casa trabalhando durou bem pouco tempo. Primeiro porque meu apartamento é super pequeno. Eu tenho que trabalhar na mesa da sala, com o quarto, cozinha e banheiro a poucos metros de distância. Eu gosto muito do meu trabalho (eles até me mandaram máscaras das Filipinas) mas é meio ruim trazer o ambiente e preocupações do trabalho pra dentro de casa, que deveria ser um ambiente mais descontraído e relaxado. Mas por enquanto é o jeito e pelo menos eu ainda posso trabalhar, já que só preciso de um computador.

Além das máscaras, o medo do vírus fez com que os estoques de lenço de nariz e papel higiênico também acabassem em Hong Kong. Prioridades, né? (Fonte: South China Morning Post)

Ao ver as notícias sobre a atuação do governo em relação à crise, e como as culpa esta recaindo sobre as autoridades de Wuhan e da província de Hubei, eu sempre me lembro de algumas cenas do famoso (e excelente) seriado da HBO, Chernobyl. Nos primeiros capítulos, quando os diretores da usina ficam sabendo sobre a catástrofe, o que eles fazem? Basicamente, eles adotam uma postura de 'se a gente falar que não tem nada errado, nada de errado vai acontecer,' ignoram as consequências imediatas do acidente e fazem o possível para fingir que está tudo sob controle. Afinal, quem teria coragem de admitir que há alguma coisa muito errada na grande e poderosa União Soviética?

Muitos acusam a China de não tomar medidas a tempo e tentar colocar panos quentes na situação ao invés de alertar as autoridades mundiais sobre o riscos do coronavírus. Até o médico que descobriu o virus, Li Wenliang, que acabou faleceu por causa do vírus, recebeu uma advertência do escritório de segurança pública de Wuhan sobre ter "propagado notícias falsas na internet." Muitos rumores ainda circulam sobre a atual situação do Covid-19, mas a situação em Wuhan continua bastante séria. Certamente muitas verdades sobre o que está acontecendo nunca vai sair pra fora da 'grande muralha' da censura chinesa.

Tirando as teorias da conspiração de lado, a situação parece estar se estabilizando lentamente, com menos casos e mortes a cada dia. Ainda assim, o Covid-19 ainda é um grande preocupação, já que pode ser transmitido com facilidade e as pessoas infectadas podem passar dias até sentirem os sintomas, e nesse meio tempo, contaminam mais e mais pessoas.

Um dia depois de publicar este post, eu saí de casa às 9 da manhã para fazer uma trilha, e me deparei com uma fila gigante na porta de uma famosa loja japonesa aqui do meu bairro. Eles estão fazendo fila para comprar máscaras assim que a loja abrir. 

O inverno está terminando, e com o aumento das temperaturas, os médicos estão otimistas que a quantidade de casos vai diminiur mais rapidamente.

Como está a situação do vírus no Brasil, ou no seu país? As pessoas estão preocupadas? Muitos fake news? Dê sua opinião nos comentários! 

Comentários

  1. Júlia,
    Depois que foi confirmado o primeiro caso no Brasil, os estoques de álcool gel e de máscaras nas farmácias aqui em São Paulo (pelo menos perto de onde moro e trabalho) acabaram. Mas fora isso, parece que nada está acontecendo e todo mundo está levando a vida normalmente... Vamos ver como as coisas se desenrolam por aqui...
    Uma coisa boa desse coronavírus foi você voltar a postar por aqui! =P Sempre entro no seu blog em busca de atualizações.
    Abraços,
    Nilton.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Negócios na América Latina / Doing Business in Latin America

Top 10: comida de rua de Hong Kong

Viver em Hong Kong - O guia!