Uma viagem inimaginável - Vietnã

E finalmente, depois de mais uma relativamente longa viagem de ônibus chegamos ao Vietnã! Mais precisamente, à cidade de Ho Chi Minh, também conhecida como Saigon. Ho Chi Minh, apesar de não ser a capital, é o centro econômico do Vietnã e também a maior cidade, com mais de 7 milhões de habitantes. E motos, muuuuuuuuitas motos:


E você acha que a faixa de pedestres, o semáforo servem pra alguma coisa? Que nada, o jeito é por o pé na rua, atravessar sem hesitar e rezar pra todos os santos que vc conhece, haha! Incrivelmente as motos vão desviando de você, você vai desviando das motos e quando vê, já está do outro lado da rua. Mas é tenso. Minha mãe me proibiria de atravessar a rua num lugar assim!

Chegamos e logo fomos buscar um tour, ou seja, uma excursão de dois dias pelo famoso delta do rio Mekong, que é o rio mais importante da região: começa no Camboja e corta praticamente todo o sul do Vietnã, servindo principalmente para a agricultura, já que o Vietnã é o segundo maior produtor de arroz do mundo, perdendo apenas para a Tailândia. Aqui vai um mapinha do rio Mekong pra vocês entenderem do que eu estou falando:


No dia seguinte acordamos cedinho e lá fomos nós com a excursão (de mais ou menos 20 pessoas). Fomos até a cidade de My Tho (não tenho idéia como se pronuncia isso), e lá tomamos um barco para navegar pelo Mekong. Existem várias ilhas ao longo do rio, e paramos em algumas para ver alguns dos habitos dos locais (que óbviamente aproveitavam todas as oportunidades para vender coisas para os turistas). A região é bem bonita!!

Depois de passeios por todo o dia, passamos a noite na cidade de Can Tho, já que no dia seguinte também teriamos que acordar cedo para outro passeio pelo Mekong. Aí que começam os "probrema": depois de vários dias comendo comidas exóticas e de origem suspeita, meu estômago começou a se rebelar. Felizmente em Can Tho não havia absolutamente nada de interessante para se fazer, então felizmente pude dormir cedo. Em compensação, no dia seguinte, além de todas as 'idas no banheiro' (ah vá, isso já aconteceu com todo mundo), meu estômago estava doendo muito, assim não deu pra aproveitar muito esse dia :(

Um fato interessante. Sabe como no Brasil sempre imaginamos o chinês pasteleiro, com aquele chapéuzinho cônico? Pois é, primeiro que (infelizmente) nunca vi pastel na China, e segundo, o chapeuzinho cônico na verdade é o símbolo do Vietnã! Oops :P


E o último dia passamos visitando Ho Chi Minh e os arredores. De manhã fomos aos túneis de Cu Chi, que foi um importante campo de batalha durante a Guerra do Vietnã, justamente pela complexa rede de túneis que os vietnamitas criaram para escapar dos americanos e atacá-los com umas armadilhas macabras! Até tivemos a chance de entrar dentro de um dos túneis; ficamos um pouco mais de 1 minuto dentro do túnel, e é realmente uma experiência claustrofóbica!

Pude conhecer o palácio nacional, o mercado central de Ben Than (lugar de muitas compras e lanchinhos), e o 'Museu da Guerra', que é bem interessante (embora totalmente ideológico), que mostra todos os problemas causados pela guerra do Vietnã e pelos 'experimentos' químicos realizados pelo exército americano, que tem efeitos na população local até hoje.

Alias, uma das coisas que mais me marcaram nessa viagem ao Vietnã é como o país está se reerguendo e crescendo muito. De todos os países que conheci aqui na Ásia, que não são muitos, o Vietnã é o mais parecido com o Brasil. Muito mais pobre e sujo, mas o jeito das ruas, a arquitetura das casas nas cidades pequenas me lembra muito os seus 'equivalentes' no Brasil. É um país que não foi tão influênciado pela religião (como é o caso do Camboja), mas que também soube manter-se livre da influência chinesa (que existe, mas não é tão forte).


Especialidade do Vietnã: em um copo, coloque um pouco de café bem forte; misture com muito gelo e leite condensado. É uma delícia!

E com este post resumo minhas aventuras de 1 semana pelo Camboja e Vietnã. Para quem um dia tiver a oportunidade, recomendo fortemente conhecer esses dois países! :) A única coisa é que viajar ao estilo mochilão cansa! Cansa tanto que acho que já mereço umas novas férias, hahaha!

Comentários

  1. Oi! Sou argentina e moro no Brasil. Também adoro viajar e este ano iremos a Hong Kong. Estamos pensando ir desde HK para Vietna e Camboja. Mas iremos em Janeiro e queriamos saber o que você pode nos falar de preços e climas. Nossa outra opção é recorrer o sul de china, próximo de HK, mas acreditamos que seja muito frio nesta época do ano. Desde já te agradeço muito a resposta.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Negócios na América Latina / Doing Business in Latin America

Top 10: comida de rua de Hong Kong

Viver em Hong Kong - O guia!