Pular para o conteúdo principal

China versus... China?

Eu nunca entendi muito bem a relação entre os hongkongneses e os chineses da China (vou chamá-los de mainlanders, para ficar mais fácil). Para a maioria das pessoas, Hong Kong e China é a mesma coisa. Aliás, para muita gente no Brasil, China Japão e Coréia são tudo a mesma coisa, hahaha. Mas aqui deste lado não é muito diferente não: a maioria dos chineses não vê muita diferença entre Brasil, Argentina e outros países latino-americanos.

Enfim, desde sempre Hong Kong foi parte do Império Chinês e foi só em 1842 que a Inglaterra invadiu HK, durante a Guerra do Ópio e declarou-a uma colônia do Império Britânico, até o ano de 1997. Assim, era de se esperar que, uma vez de volta ao controle da China, Hong Kong fosse rapidamente assimilar a cultura e o modo de vida dos mainlanders. Mas não é bem assim.

Quando eu pergunto para o pessoal se eles se sentem chineses, quase sempre ouço um "não", ou no máximo "sou chinês, mas de Hong Kong"! Ué, seus antepassados vieram da China, você mora na ‘Região Administrativa especial da China’, mas você não é chinês? Sei!

Mas não tem jeito. A verdade é que os 100 anos de dominação da Inglaterra mudaram completamente os hábitos dos Hongkoneses, de maneira com que os mainlanders são vistos como os 'primos caipiras' por aqui.

De fato, até eu já consigo notar algumas sutis diferenças entre o pessoal daqui e aqueles que vêm do outro lado da fronteira. Não sei se eu já comentei isso por aqui, mas os mainlanders são consideravelmente mais bregas, hehehe :p se você vê alguém com uma roupa esquisita com cores que não combinam, é só chegar perto que ela provavelmente vai estar falando mandarim! Outra coisa: os hongkongneses felizmente não têm o nojento hábito de sair por aí escarrando na rua (eeeeca!). Porém, na minha opinião os mainlanders são mais sorridentes e simpáticos em geral.

Ainda assim, o número de chineses aqui em Hong Kong é cada vez mais alto, seja para trabalho ou a turismo. No shopping perto de onde eu trabalho, a cada dia posso ver a imensa quantidade de chineses ricos que vem aqui para fazer compras. São sempre eles os que estão esperando na fila do lado de fora da Louis Vuitton e outras lojas de grife.

No próximo post vou mostrar alguns exemplos de como esse choque cultural entre HK e China pode pegar fogo!!! Aguardem!!!!

Essa é uma das fotos que está rolando na internet. Para entender melhor: as estações de metrô de Lo Wu e Lok Ma Chau ficam bem na fronteira com a China. Parece que algúem pegou a placa e posicionou "estrategicamente" para zuar os pobres mainlanders....

Comentários

  1. Ju, post cliffhanger não vale!!!
    beijos

    ResponderExcluir
  2. Filha adorei sua explicação a respeito, assim podemos compreender melhor este povo, apesar de continuar sendo uma incognita... rsrsrsrsrs

    ResponderExcluir
  3. Que bom poder saber mais sobre HK pela ótica de uma brazuca! Parabéns,vá em frente! Um abraço, Alexandre Lacerda.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Top 10: comida de rua de Hong Kong

Se tem uma coisa que o povo aqui de Hong Kong adora é comer fora! Porém, com um estilo de vida tão atarefado, familias normalmente pequenas e apartamentos ainda menores, poucas pessoas tem tempo e disposição para cozinhar em casa. Além disso, Hong Kong oferece uma variedade enorme de opções gastronômicas para todos os gostos e bolsos, então normalmente é bem fácil encontrar restaurantes para matar a fome depois de um longo dia de trabalho.
Mas quando você quer comer algo rápido, o que você faz? Vai na padoca, pede um pão de queijo com pingado e segue com sua vida? A resposta (obviamente) é não. Mas quando falamos de lanches e comida de rua, Hong Kong oferece uma infinidade de opções que vale a pena provar! Algumas comidinhas são apenas para os mais corajosos, como vocês vão ver na lista abaixo, mas HK tem coisas deliciosas que já fazem parte do meu cardápio, haha!


Como curiosidade, listo abaixo 10 comidas de rua super interessantes de Hong Kong (em ordem aleatória). Importante mencio…

Como conseguir um visto de trabalho em Hong Kong (parte 1)

Eu já falei sobre isso em um post anterior, mas vira e mexe aparece a pergunta no grupo de brasileiros em Hong Kong no Facebook: como conseguir um visto de trabalho em Hong Kong? Por isso resolvi falar mais sobre como obter o tão sonhado visto de trabalho (uma vez que você receba uma proposta de emprego de uma empresa local).

No meu caso, por exemplo, eu tive que ir na cara e na coragem, já que depois de receber a proposta para trabalhar na ONG eu percebi que: 1) o escritório tinha apenas 10 funcionários na época e o RH era novo, e 2) como eu suspeitava, o cara do RH não fazia a menor idéia de como processar um visto de trabalho. Aliás, quando eu finalmente comecei a trabalhar, ele já tinha até se demitido, então vai vendo o nível...
Hong Kong é um lugar com ótimas ofertas de trabalho para profissionais qualificados. Porém, muitas empresas que nunca tiveram experiência com o processo do visto ficam meio desmotivadas em contratar estrangeiros e ter que cumprir os requisitos exigidos pe…

Viver em Hong Kong - O guia!

Estou de volta!
Aliás, nunca abandonei este meu belo blog, mas vários motivos de força maior me impediram de escrever nos últimos 6 meses, incluíndo preguiça e outras coisas mais importantes, como formatura, viagens, e até uma mudança de emprego! Mas sempre estive aqui, na boa e velha Hong Kong...
Nesses meses recebi vários emails de brasileiros que tem interesse de morar em Hong Kong e saber mais sobre a vida aqui. Para unir o útil ao agradável, resolvi dar uma ajuda e reunir algumas informações bem úteis para quem está interessado em vir passar uma(s) temporada(s) aqui.
Regra número 1 - Hong Kong não é China!
Eu já falei isso várias vezes aqui no blog, mas viver em HK é totalmente diferente de morar na China. Um exemplo: brasileiros podem vir pra HK a turismo sem precisar de visto e ficar aqui até 90 dias. Já para a China, brasileiros precisam sim de visto! Me empolguei e até fiz uma tabela com as diferenças mais marcantes entre HK e China:
Hong KongChinaPreciso de visto?NãoSimIdio…