China versus... China?

Eu nunca entendi muito bem a relação entre os hongkongneses e os chineses da China (vou chamá-los de mainlanders, para ficar mais fácil). Para a maioria das pessoas, Hong Kong e China é a mesma coisa. Aliás, para muita gente no Brasil, China Japão e Coréia são tudo a mesma coisa, hahaha. Mas aqui deste lado não é muito diferente não: a maioria dos chineses não vê muita diferença entre Brasil, Argentina e outros países latino-americanos.

Enfim, desde sempre Hong Kong foi parte do Império Chinês e foi só em 1842 que a Inglaterra invadiu HK, durante a Guerra do Ópio e declarou-a uma colônia do Império Britânico, até o ano de 1997. Assim, era de se esperar que, uma vez de volta ao controle da China, Hong Kong fosse rapidamente assimilar a cultura e o modo de vida dos mainlanders. Mas não é bem assim.

Quando eu pergunto para o pessoal se eles se sentem chineses, quase sempre ouço um "não", ou no máximo "sou chinês, mas de Hong Kong"! Ué, seus antepassados vieram da China, você mora na ‘Região Administrativa especial da China’, mas você não é chinês? Sei!

Mas não tem jeito. A verdade é que os 100 anos de dominação da Inglaterra mudaram completamente os hábitos dos Hongkoneses, de maneira com que os mainlanders são vistos como os 'primos caipiras' por aqui.

De fato, até eu já consigo notar algumas sutis diferenças entre o pessoal daqui e aqueles que vêm do outro lado da fronteira. Não sei se eu já comentei isso por aqui, mas os mainlanders são consideravelmente mais bregas, hehehe :p se você vê alguém com uma roupa esquisita com cores que não combinam, é só chegar perto que ela provavelmente vai estar falando mandarim! Outra coisa: os hongkongneses felizmente não têm o nojento hábito de sair por aí escarrando na rua (eeeeca!). Porém, na minha opinião os mainlanders são mais sorridentes e simpáticos em geral.

Ainda assim, o número de chineses aqui em Hong Kong é cada vez mais alto, seja para trabalho ou a turismo. No shopping perto de onde eu trabalho, a cada dia posso ver a imensa quantidade de chineses ricos que vem aqui para fazer compras. São sempre eles os que estão esperando na fila do lado de fora da Louis Vuitton e outras lojas de grife.

No próximo post vou mostrar alguns exemplos de como esse choque cultural entre HK e China pode pegar fogo!!! Aguardem!!!!

Essa é uma das fotos que está rolando na internet. Para entender melhor: as estações de metrô de Lo Wu e Lok Ma Chau ficam bem na fronteira com a China. Parece que algúem pegou a placa e posicionou "estrategicamente" para zuar os pobres mainlanders....

Comentários

  1. Ju, post cliffhanger não vale!!!
    beijos

    ResponderExcluir
  2. Filha adorei sua explicação a respeito, assim podemos compreender melhor este povo, apesar de continuar sendo uma incognita... rsrsrsrsrs

    ResponderExcluir
  3. Que bom poder saber mais sobre HK pela ótica de uma brazuca! Parabéns,vá em frente! Um abraço, Alexandre Lacerda.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Negócios na América Latina / Doing Business in Latin America

Top 10: comida de rua de Hong Kong

Viver em Hong Kong - O guia!