Dim sum for dummies!

Eu já falei antes sobre o Dim Sum, a comida típica de Hong Kong, baseada em porçõezinhas pequenas de comida, servidas em 'tigelinhas' de bambu. Esses pratos são tradicionalmente cozidos no vapor, ou seja, as tigelinhas de bambu são empilhadas para que o vapor cozinhe a comida. 

Outra curiosidade é que o ato de se fazer uma refeição com dim sum é chamado de yam cha (tomar chá). Quando as pessoas aqui dizem (em cantonês, obviamente) "vamos tomar chá?", é porque se referem a esta antiga tradição de Hong Kong.

Nos finais de semana os restaurantes chineses estão lotados com famílias comendo dim sum. Como os pratos são tão pequenos, vale a pena ir com bastante gente, para que a variedade seja maior. É o equivalente ao almoço de domingo no Brasil, onde a família inteira se reúne! A diferença é que aqui as casas são tão pequenas que a única oportunidade de reunir toda a família é pra comer dim sum, nas grandes e redondas mesas chinesas. Detalhe, não é possível encontrar restaurantes servindo dim sum a noite! 

Aqui no escritório, frequentemente temos a oportunidade de comer dim sum: é o almoço típico de despedidas, aniversários, etc (que normalmente são seguidos pela já tradicional festa "surpresa" no final da tarde, hahaha).

E foi isso que me inspirou a escrever o post de hoje. Abaixo algumas fotos e a descrição dos meus pratos favoritos para que vocês morram de vontade, mwahahahaha!

Mas antes uma observação: quase todos os pratos são constituídos de dumplings: são 'bolinhas' feitas de uma massa bem fininha feita de arroz e recheada com diferentes carnes, vegetais, etc... (não encontrei tradução para dumpling em português).

Har gow: dumpling de camarão, um dos meus favoritos!

Shao mai: dumpling de alguma carne misteriosa (dizem que é porco) com cogumelo e um camarão em cima.

Cheung fan: são rolos de uma massa feita de arroz, que podem estar recheados com camarão, carne, vegetais, etc, e cobertos com shoyu. A massa não tem gosto de nada, é um pouco enjoativo...

Bolo de nabo (é, aquele mesmo que você leva depois das provas, hohoho!): como o nome diz, é um bolinho de nabo, quadrado e frito, com uns pedacinhos de carne, cebola, dentro.

Char siu bao: meu favorito! :) é um pãozinho recheado com barbecue pork, que nada mais é do que porco assado com um tempero típico daqui, meio doce, muitooooo bom!

Rolinhos primavera: Esse dispensa apresentações, hehe, é bem parecido aos que encontramos nos restaurantes chineses no Brasil!

Pés de galinha: não é tão exótico para nós brasileiros, mas... eca!

Lai wong bao: pãozinho recheado com uma espécie de creme feito de gema de ovo, um pouco doce. É um prato muito apreciado por aqui. Eu tive coragem de comer um pela primeira vez na semana passada, mas tem gosto de ovo cru! Bleargh!

Bolinho de gergelim: basicamente é um bolinho coberto e recheado com gergelim. Eu não gosto muito de gergelim, mas o recheio desse bolinho é quente e doce, tem gosto de chocolate!

Xiao long bao: esse dumpling típico de Shanghai é especial, porque além de ser recheado com carne de porco moída, também é recheado com sopa! Você tem que tomar muito cuidado na hora de comer para não 'furar' o dumpling e deixar a sopa escapar!

E esse é o top 10 do Dim Sum, pelo menos na minha opinião! Tive que deixar muitos outros de fora, a lista é gigante! Se algúem vier me visitar aqui em Hong Kong, está convidado para comer Dim Sum! :)

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Negócios na América Latina / Doing Business in Latin America

Top 10: comida de rua de Hong Kong

Viver em Hong Kong - O guia!