Como conseguir um visto de trabalho em Hong Kong (parte 2)

Continuando o post anterior sobre como conseguir um visto de trabalho em Hong Kong. Dessa vez vou falar mais sobre os documentos que devem ser entregues e o processo até o visto ser aprovado.

Mais difícil que conseguir um visto de trabalho é conseguir um bom lugar para morar em Hong Kong, uma das cidades mais caras do mundo! (foto: Jimmy Chan/Pexels)

4) Documentos da sua família: com um visto de trabalho, você pode ser o 'patrocinador' do visto do seu cônjuge e filhos (estes devem ser menores de 18 anos de idade), que recebem o status de dependentes. Esse visto é uma boa, porque com ele o seu esposo(a) poderá trabalhar em Hong Kong. Porém, caso você deixe o seu trabalho, o seu dependente também perde o direito de ter um emprego com este visto.

O próprio formulário ID990A tem espaço para preencher os dados da sua família e solicitar o visto. Mas, além disso, também é necessário enviar outros documentos (traduzidos e juramentados) como certidão de nascimento e casamento, entre outros.

Outro possível empecilho é que, Hong Kong a princípio não reconhece o conceito de "união estável", ou seja, você tem que provar que você está casado(a) para que seu parceiro(a) possa conseguir o visto. Infelizmente, Hong Kong ainda não reconhece o casamento entre pessoas do mesmo sexo. Nesse sentido eles ainda estão muito atrasados!

5) Fotos 3x4 e comprovante de residência: esses são fáceis, então nem vou comentar.

E o seu (futuro) empregador? Quais documentos eles devem enviar?
  • Formulàrio ID990B, como já mencionado na Parte 1.
  • Cópia do 'Business Registration', documento equivalente ao CNPJ brasileiro.
  • Cópia de documentos que mostrem o estado financeiro da empresa (contas auditadas, declaração de imposto de renda PJ).
  • Detalhes das atividades da empresa: perfil da mesma, informação sobre produtos ou serviços comercializados, mercados de atuação, catálogos, panfletos, etc.
  • Plano de negócios da empresa: planos para os próximos anos, se a empresa pretende se expandir e qual o valor agregado em contratar mão de obra estrangeira.
Deu para perceber que empresas bem estabelecidas e sérias não vão ter problema em apresentar toda essa papelada. Normalmente o setor jurídico ou de RH já tem conhecimento sobre o processo e podem preparar e enviar os documentos diretamente para o departamento de imigração. No meu caso, por exemplo, como a ONG era pequena, coube a mim orientar o colega de RH sobre quais documentos deveriam ser enviados. Os documentos foram colocados em um envelope fechado, e eu levei ao Immigration Deparment com todos os outros papéis, formulários e comprovantes.

Beleza, já reuni e enviei os documentos para dar entrada no visto. O que acontece depois?

O que resta é esperar. Normalmente, o departamento de imigração envia uma carta ao seu empregrador com o número de referencia do processo, que leva entre 4 a 6 semanas. Nesse meio tempo, eles poderão entrar em contato com você ou com a empresa, solicitando documentos e informações adicionais. Toda a correspondência é feita via correio.

Durante esse período, você não pode exercer nenhuma atividade laboral com seu novo empregador. Se você está no Brasil, essa é a época de arrumar as malas e preparar as mudanças. Caso você já esteja em Hong Kong, é uma ótima oportunidade para tirar umas férias, haha!

Como eu falei no post anterior, o processo é chatinho mas é bem objetivo. Se você cumprir com todos os itens mencionados nesse post e no passado, pode ficar tranquilo que o visto provavelmente será aprovado.

Conseguir trabalhar legalmente em um novo país nem sempre é fácil, mas certamente será uma experiência enriquecedora. (foto; Porapak Apichodilok;Plexels)

O que fazer quando receber o visto?

O departamento de imigração aprovou seu visto? Parabéns! Eles irão mandar o mesmo pelo correio, que nada mais é do que um adesivo com detalhes sobre sua permanência em Hong Kong, que você deve colar em uma página em branco do passaporte. O visto se torna válido a partir do momento em que você entra em Hong Kong, passando pela imigração.

Para finalizar, eu lembro mais uma vez que trabalhar em Hong Kong não dá o direito de trabalhar na China! São duas jurisdições e sistemas completamente diferentes.

Espero ter ajudado com esse breve guia e boa sorte!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Negócios na América Latina / Doing Business in Latin America

Top 10: comida de rua de Hong Kong

Viver em Hong Kong - O guia!