Se virando na quarentena!

Queridos leitores, espero que vocês estejam lendo este post do conforto da casa de vocês.

A situação do Covid-19 no Brasil está como Hong Kong estava há dois meses atrás. Quando eu vejo as notícias e as conversas na internet, sei bem como é a sensação de incerteza e pânico que muita gente está sentindo. Obviamente eu não sou médica ou profissional de saúde, mas como alguém que já viveu o auge do coronavírus (ou pelo menos a primeira onda dele), espero poder passar algumas dicas úteis e fatos sobre como Hong Kong passou (e ainda está passando) pelo tão temido vírus.

Como está a situação em Hong Kong?

Como eu contei aqui e aqui, logo no começo da crise, Hong Kong teve um aumento rápido no número de casos, principalmente por causa da grande quantidade de pessoas que cruzam as fronteiras com a China todos os dias. No final de janeiro, quando a China decretou a quarentena em Wuhan e pediu para a população ficar em casa e evitar as viagens do ano novo chinês, Hong Kong também adotou medidas mais sérias. Desde então, muitas fronteiras terrestres e marítimas foram fechadas e a quantidades de voôs diminuiu drasticamente. No dia 26 de janeiro, por exemplo, quando a cidade tinha apenas 8 casos, o governo já declarou situação de emergência e fechou parques de diversões e outros órgãos públicos, mandando os funcionários fazerem home office.

Aeroportos vazios em Hong Kong (Foto: Bloomberg).

Com a segunda onda de casos, o governo tomou medidas mais duras como:
  • Proibir a entrada de turistas e não residentes;
  • Residentes vindos do exterior devem obrigatóriamente passar 14 dias em quarentena, com uma pulseira e um app para que a polícia possa monitorar sua localização.
E pelas próximas duas semanas:
  • Estão proibidos agrupamentos públicos com mais de 4 pessoas;
  • Cinemas, academias, karaokês, parques estarão fechados;
  • Bares e restaurantes estão proibidos de servir bebidas alcoólicas;
  • Restaurante continuam abertos, mas com um número máximo de 4 pessoas por mesa e uma distância mínima de 1,5 metros entre as mesas.
Quem for pego não cumprindo essas regras, pode levar uma multa de até 25 mil dólares de HK (16,5 mil reais) e seis meses de cadeia! Por razões obvias, agrupamentos públicos em meios de transporte público e hospitais estão permitidos.

Essa é a nova realidade no Starbucks (Foto: South China Morning Post)

Porém, até hoje, Hong Kong não parou completamente. O governo nunca ordenou o fechamento de serviços não essenciais ou proibiu as pessoas de saírem de casa. Muitas medidas foram tomadas, como as que eu mencionei acima, mas o que realmente funcionou foi o tão falado distanciamento social. E nisso Hong Kong manda muito bem!

Como está sendo o distanciamento social?

Já faz 2 meses que estamos 'socialmente distantes' aqui em Hong Kong. Como eu falei, não é muito legal ter que trazer o trabalho pra casa, ainda mais quando você mora em um apartamento minúsculo como eu. Mas pelo menos temos essa opção, e eu posso fazer (quase) todo o meu trabalho remotamente, o que significa que o meu emprego ainda está seguro (espero eu)!

O povo chinês em geral nunca foi de muito contato físico. Nada de beijinhos ou abraços na hora de cumprimentar ou se despedir de alguém - eles preferem acenar tipo 'tchauzinho' e no máximo um aperto de mão em casos mais formais. Então o distanciamento físico definitvamente não é um problema para eles, haha!

Nas últimas semanas, tivemos que mudar um pouco nossa vida social: por examplo, já não vamos em restaurantes ou bares para encontrar amigos, e normalmente nos reunimos em casa, na nossa ou nas deles. Acaba sendo uma boa experiência, porque economizamos dinheiro, apreciamos as habilidades culinárias (ou não) dos nossos amigos e acabamos a noite com jogos de tabuleiros, o que sempre é muito divertido!

Por outro lado, estamos aproveitando o fim do inverno para fazer trilhas e caminhadas, que são umas das melhores atividades ao ar livre que Hong Kong tem a oferecer!

Já tentou fazer exercício com máscara? É impossível!

Em geral, Hong Kong está com uma situação bem melhor do que muitos países, incluíndo o Brasil. Apesar da popularidade do governo estar meio capenga desde os protestos do ano passado, as pessoas acataram as novas regras de combate ao Covid-19 sem problemas. Apesar do grande impacto que o coronavírus esta tendo na economia, a população em geral entende que todos tem um papel a cumprir para proteger a saúde pública e para que a cidade possa sair dessa crise o quanto antes.

Felizmente nos últimos dias, a quantidade de novos casos tem diminuído bastante, graças às medidas tomadas pelo governo e pela população. Eu sei que Hong Kong é um lugar "pequeno," onde é mais fácil monitorar a situação. Mas mesmo assim, ficar em casa, usar máscara em público e manter o distanciamento são as melhores coisas a se fazer no momento. Nesse sentido, o Brasil tem muito a aprender ainda...

E você? Como está sendo a quarentena? Conta nos comentários! :)

Comentários

  1. Muito bom seu relato. Parabéns. Fui colega de sua mãe na Varig, estive aí em 93 e 95.
    Hj claro, totalmente diferente.
    Mas todos mais disciplinados que no Brasil.
    Aqui vc sabe, a politica domina , e por isso não há firmeza para cobrar o povo.
    Boa sorte para nós

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Kris, muito obrigada pela mensagem!
      Sim, infelizmente no Brasil ainda dominam as vontades políticas. Aqui isso também acontece, ainda mais depois de todos os protestos do ano passado. Mas pelo menos o governo e a (a maioria da) população concordam em fazer o máximo possível para evitar uma epidemia ainda maior do coronavírus.

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Negócios na América Latina / Doing Business in Latin America

Top 10: comida de rua de Hong Kong

Viver em Hong Kong - O guia!